São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 1995
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Selo relança rock paulista dos anos 80

BIA ABRAMO
DA REPORTAGEM LOCAL

A culpa é deles. Se nos anos 90 houve uma explosão de bandas e selos independentes, se as grandes gravadoras voltaram a investir em bandas novas, se os Raimundos fizeram sucesso longe da mídia, parte desses fenômenos tem raiz na primeira geração do rock alternativo em São Paulo.
O selo Baratos Afins está relançando em CD quatro discos desse período. "Mercenárias (86), "O Adeus de Fellini (85) e "Fellini Só Vive Duas Vezes (86), num só volume, e "Três Lugares Diferentes (87).
Mercenárias e Fellini eram duas das principais bandas desse cenário, formado também por grupos como Ira!, Akira S. & Garotas que Erraram, Smack, entre outros. Em linhas gerais, tratava-se de aplicar a lição do punk, "faça-você-mesmo, num mercado fonográfico ainda infenso a novidades.
A impressão dupla de precariedade embalada por pretensão que emana desses discos é constitutiva do espírito da época. Pode irritar um ou outro cultor da "competência -palavra estranha quando se fala de pop-, mas o fato é que nesse caldo de cultura foram gestadas idéias, atitudes e conceitos que foram frutificar anos depois.
As Mercenárias, por exemplo. As meninas -Sandra Coutinho (baixo), Ana Machado (guitarra) e Rosália Munhoz (vocal)- transitavam com desenvoltura pelo universo da ferocidade punk e uma psicodelia etérea.
Em seu disco de estréia, elas oscilam entre a militância contra as instituições -"Polícia e "Santa Igreja, hinos do pós-punk paulista- e a incursão por um lirismo doloroso e quase surreal, que seria a tônica de seu segundo disco, "Trashland (88) (gravado pela Odeon). Atenção para o baixo de Sandra, um dos mais pessoais que a música pop brasileira já teve.
Já o Fellini, a banda mais prolífica do rock paulista (gravou quatro discos, o último, "Amor Louco, de 90, pelo selo Wop Bop), apostava num mix de bossa nova, rock inglês, letras esquisitas e um senso de humor muito particular. E, sobretudo, na falta de recursos como força criativa.
No primeiro disco, esses elementos estão dispostos de forma confusa e ainda deficiente. "O Adeus de Fellini, gravado apenas por Thomas Pappon (instrumentos) e Cadão Volpato (vocais e letras) em um estúdio de quatro canais, já dá uma lição de como extrair o máximo do mínimo.
Mas é no terceiro que a aposta começa a dar certo. "Três Lugares Diferentes caminha para um pop esquisito, feito de canções simples, abrasileiradas, e letras insólitas ("Se eu não trabalhava/alguém dava duro e não faltava grande coisa lá em casa/El Caimám Barbudo sentava na própria cauda/ à meia-noite, enquanto você sonhava, de "Ambos Mundos).
Para o mês que vem, a Baratos Afins promete o relançamento dos dois LPs do Smack ("Ao Vivo no Mosh e "Noite e Dia).

Disco: Mercenárias
Disco: O Adeus de Fellini e Fellini Só Vive Duas Vezes
Disco: Três Lugares Diferentes
Lançamento: Baratos Afins
Preço: R$ 18 (o CD, em média)

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