São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ratos de Porão contam história do punk

DA REPORTAGEM LOCAL

Como nas antigas trilhas de novela, os Ratos de Porão lançaram seu último disco, "Feijoada Acidente?, em duas versões: uma nacional, outra internacional.
Só que nas 40 faixas dos dois volumes, não se encontra nada parecido com baladas melosas. "Feijoada Acidente? é pau ininterrupto.
Um selo na capa avisa: "97% Pure Punk Rock (97% de puro punk rock). Além de os Ratos serem um dos grupos mais longevos e coerentes do punk brasileiro -e provavelmente do mundo todo-, João Gordo é uma enciclopédia ambulante de punk -nacional e internacional.
O volume Brasil mescla composições da banda a material quase arqueológico de grupos da alvorada punk no Brasil, como Lobotomia, Restos de Nada, AI-5, Psykose, Olho Seco. Boa parte desse material nunca foi registrado, nem sequer em vinil, e foi resgatado por meio de um minucioso trabalho de pesquisa.
Além desses nomes que se perderam na história, os Ratos fazem sua homenagem a Inocentes, Garotos Podres e Patife Band. Uma inédita dos Ratos, "Direito de Fumar, fecha o disco.
No volume internacional, só versões. Bandas conhecidas, como Dead Kennedys, Circle Jerks, Stiff Little Fingers, Black Flag e The Saints, e escolhas bizarras e idiossincráticas, como a basca Eskorbuto, a finlandesa Kaaos, a sueca Shitlickers contam a história de uma das formas mais agressivas e energéticas do rock.
Poderia se falar em homenagem, se uma palavra como essa coubesse nesse universo contestatário e iconoclasta. Na verdade, o que os Ratos fizeram foi um manifesto pela permanência do gênero. Com tanto clone de punk por aí, nada como a coisa verdadeira.
Os encartes trazem informações sobre todas as bandas gravadas.

Disco: Feijoada Acidente? (2 volumes)
Grupo: Ratos de Porão
Lançamento: Roadrunner
Preço: R$ 18 (o CD, em média)

Texto Anterior: Selo relança rock paulista dos anos 80
Próximo Texto: Editor da "Cinemin" lança revista por BBS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.