São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Nova York tem cinco templos

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

A Igreja Universal do Reino de Deus tem cinco igrejas em Nova York: duas no Brooklyn, uma em South Bronx, uma no Queens e outra em Manhattan.
Apesar de a Igreja se recusar a informar quantas pessoas participam regularmente dos cultos, as estimativas são de que cerca de 7.000 tenham aderido desde 1984, quando foi aberto o primeiro templo no Brooklyn.
A maioria dos fiéis é de origem hispânica. Como os bispos são brasileiros, os cultos terminam sendo proferidos em portunhol.
Para os poucos fiéis que não falam nem português nem espanhol a própria igreja arranja tradutores para que eles possam acompanhar os cultos.
O bispo Edir Macedo tem ainda um programa diário de 30 minutos na Telemundo, rede de TV paga de língua espanhola.
Em todos os EUA, a Igreja Universal do Reino de Deus (ou Universal Church of the Kingdom of God) tem pelo menos mais oito sedes, em Miami (Flórida), Newark (Nova Jersey) e Los Angeles (Califórnia).
Na semana passada, dirigentes da Igreja Universal proibiram que qualquer um de seus integrantes em Nova York falassem com a imprensa brasileira.
A igreja também negou credenciamento para a cobertura do evento no Madison Square Garden para a mídia do Brasil.
"Só a Univision e a Telemundo (redes de TV a cabo dos EUA) receberam autorização para cobrir a reunião", disse uma das coordenadoras do evento, que só quis se identificar como Fátima.
Para arrecadar dinheiro, a argumentação mais comum dos bispos é que, se todos os residentes dos EUA têm de dar 30% do que recebem ao governo, não custa nada dar 10% à igreja (ou a Deus).
(DF)

Texto Anterior: África é uma das regiões onde culto mais cresce
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.