São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petistas do Rio anunciam voto contra Brizola

DA SUCURSAL DO RIO

Três dos cinco deputados estaduais do PT do Rio se rebelaram contra a decisão do Diretório Nacional do partido de proibir o voto contra a aprovação das contas de 1994 dos ex-governadores Leonel Brizola e Nilo Batista (PDT). A votação está prevista para hoje.
Os deputados Marcelo Dias, Tânia Rodrigues e Heloneida Studart afirmaram, antes da última reunião da bancada, às 19h de ontem, que não iriam acatar a determinação do Diretório Nacional do PT.
A tendência dos deputados Neirobes Nagae e Carlos Minc, o líder da bancada, é de votarem em branco. Minc disse que não votaria contra as contas, apesar de considerar a decisão do diretório "uma violência, algo autoritário".
"Vou votar contra, mesmo se precisar sair do partido ou ser expulsa", disse Tânia Rodrigues.
O presidente do PT, José Dirceu, afirmou que os deputados do partido acabariam concordando com a posição da cúpula. "Eles vão mudar de posição e perceber que não podemos tirar Brizola da vida política", disse Brizola.
Rejeitadas as contas, Brizola e Nilo podem ficar inelegíveis por até oito anos.
Segundo levantamento feito pela Folha, 30 deputados estão decididos a votar a favor de Brizola, 33 contra e 7 continuavam indefinidos até ontem à noite.
Os três deputados do PSC, que se diziam indefinidos, se reuniram ontem com o vice-governador Luís Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) e, segundo o líder do partido, Washington Reis, devem votar pela rejeição das contas.
O presidente do PSC, Ronal Ázaro, disse ter acertado com o governo estadual sua nomeação para o IEF (Instituto Estadual de Florestas). Ázaro é contra a aprovação das contas.
Brizola reuniu-se ontem com a petista Luiza Erundina, ex-prefeita de São Paulo. Erundina se disse solidária com o ex-governador.
A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) também se manifestou a favor de Brizola.

Texto Anterior: Ministro sem voz
Próximo Texto: Ministro e Incra divergem sobre sem-terra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.