São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 1995 |
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Brasileiro quer sempre menor preço, diz estudo
FERNANDO ROSSETTI
Nos EUA, o consumidor de estilo de compra econômica (que busca lojas, às vezes distantes, com preços mais baratos) em geral tem uma expectativa de preço inferior ao de mercado. Mas lá, o consumidor de estilo de compra de conveniência (que usa lojas do bairro ou lojas melhores) tem uma expectativa de preço superior ao de mercado. A constatação foi feita pelo administrador Francisco Alcantara Spínola, que em seu trabalho de mestrado aplicou em 427 estudantes da USP questionários formulados por pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA), onde 210 estudantes foram ouvidos. Para Spínola, o fato de o consumidor brasileiro sempre ter uma expectativa de preço inferior ao de mercado "pode ser explicado em razão dos longos anos de inflação elevada, dos sucessivos planos econômicos, dos inúmeros e elevados impostos e por uma certa perda de noção dos preços". A pesquisa inova na área ao tomar um levantamento já concretizado no exterior e adaptá-lo para o país -daí a denominação "pesquisa internacional comparada". Com a aplicação dos questionários, Spínola mostra ainda que "é fácil influenciar positivamente o comportamento do consumidor, através de estímulos de visualização". Assim, ao se pedir para o entrevistado se imaginar em uma situação prazeirosa utilizando determinado produto, aumenta-se seu desejo e a intenção de compra. "Ainda não sabemos como aplicar isso na prática, mas é muito importante para áreas como a de marketing", afirma Spínola. (FR) Texto Anterior: Pesquisadores querem incluir Rio em mostra Próximo Texto: Aluna diz ter sido xingada por professora Índice |
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