São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encontro alerta para distúrbios na comunicação

DA REPORTAGEM LOCAL

Pais e professores devem ficar atentos aos distúrbios de comunicação nas crianças. Precisam estimulá-las a falar corretamente, evitando formas infantilizadas, com excesso de diminutivos.
A prevenção e o diagnóstico precoce dos distúrbios da fala são temas do 3º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, que termina hoje em São Paulo. Cerca de 10% da população tem algum distúrbio na comunicação. Boa parte dessas pessoas não teria problemas se tivesse sido tratada no início.
"Se há suspeita de distúrbio, os pais devem procurar um profissional", diz Mônica Nicola, presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, entidade que promove o congresso.
Uma das constatações do encontro foi o pequeno número de ambulatórios de fonoaudiologia na rede pública. Enquanto o nível dos profissionais brasileiros se equipara ao do Primeiro Mundo, boa parte da população não tem informação sobre os distúrbios nem acesso a serviços gratuitos. O Brasil tem 16 mil fonoaudiólogos.
Ontem, a professora norte-americana Jan Prokop deu uma aula para profissionais que utilizam a voz, como radialistas, professores e músicos. Com a ajuda do canto lírico, ela ensina técnicas de inspiração e impostação da voz.

Texto Anterior: Americano incentiva em SP uso do álcool
Próximo Texto: Assinado convênio para implantar 80 bibliotecas em entidades sociais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.