São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americano incentiva em SP uso do álcool

Comissão dos EUA visita usina

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma comissão de 20 americanos representando a Coalizão de Governadores Pró-Etanol visitou ontem a usina da Barra, produtora de açúcar e álcool, em Barra Bonita (310 km a noroeste de SP), e um campo de provas da General Motors em Indaiatuba (110 km a noroeste de SP).
O grupo está em São Paulo a convite do governo do Estado. A coalizão inclui 19 governadores de Estados norte-americanos e quer promover o uso do álcool como combustível nos EUA.
O Brasil é o país pioneiro na utilização do produto para esse fim. A partir de 74, o Pró-Álcool começou a incentivar o consumo e a produção de carros a álcool.
O programa hoje está praticamente abandonado. A produção de carros a álcool no país, que já chegou a representar 95% da frota, em 86, é hoje de 4% do total.
O álcool começou a ser utilizado nos EUA em 90, depois da aprovação da Lei do Ar Limpo, que determinou a substituição do chumbo adicionado à gasolina por aditivos menos tóxicos.
Hoje, 40 regiões metropolitanas nos EUA utilizam o gasool, mistura de álcool (10%) com gasolina (90%). Aqui, a proporção de álcool na gasolina é de 22%.
"Esperamos que o aumento da demanda nos EUA possa ajudar a retomada do Pró-Álcool", disse o governador de Nebraska, Ben Nelson. José Pilon, 56, presidente da Associação das Indústrias de Açúcar e Álcool de São Paulo, não descarta a possibilidade de o Brasil voltar a exportar álcool para os EUA.

Texto Anterior: 'Superblitz' fiscalizará jet skis em Ubatuba
Próximo Texto: Encontro alerta para distúrbios na comunicação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.