São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França admite prisão de pilotos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

França admite prisão de piloto
A França admitiu ontem pela primeira vez que dois pilotos seus estão em poder dos sérvios da Bósnia. Eles estavam em um avião Mirage, derrubado durante o primeiro dia da operação da Otan.
O governo pediu ajuda à Cruz Vermelha para localizá-los e negociar sua libertação. Os aviões foram derrubados por baterias antiaéreas nos arredores de Pale, a capital da autoproclamada República Sérvia da Bósnia.
A Cruz Vermelha Internacional prometeu em Genebra, sua sede, “intensificar os esforços sobre a delicada questão, com fins puramente humanitários”. Uma das missões da Cruz Vermelha é interceder por prisioneiros de guerra.
No dia 30 de agosto, quando os aviões foram derrubados, os sérvios disseram ter capturado os pilotos, mas o governo francês se limitou a dizer que eles estavam vivos, sem indicar sua situação.
Segundo fontes do Ministério da Defesa da França, um dos pilotos teria quebrado a perna na queda e estaria internado em um hospital militar dos sérvios em Pale. O governo francês não confirmou a informação.
O ministro da Defesa, Charles Millon, admitiu que a França tem mais informações sobre os pilotos, mas não pode divulgá-las por “razões de segurança".

Texto Anterior: Boutros-Ghali propõe tirar ONU da Bósnia
Próximo Texto: Bósnia admite poupar cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.