São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidato de oposição a prefeitura mexicana é morto com seis tiros

FLAVIO CASTELLOTTI
DA CIDADE DO MÉXICO

Antelmo Robledo, candidato do oposicionista Partido da Revolução Democrática à Prefeitura de Jaltenango (Estado de Chiapas, no sul do México), foi assassinado às 23h de anteontem com seis tiros à queima-roupa.
O crime aconteceu quando Robledo chegava a sua casa, em Jaltenango (200 km a oeste de Tuxtla Gutierrez, capital de Chiapas) acompanhado pela irmã.
Segundo a irmã de Robledo, os dois foram surpreendidos por três homens encapuzados que dispararam contra seu irmão e fugiram.
A polícia ainda não tem suspeitos. Há rumores de que o crime teria sido cometido por grupos de extermínio de extrema direita.
Salvador Garcia, secretário do Partido Revolucionário Institucional em Chiapas, afirmou que o PRI não possui nenhum envolvimento com o crime. O PRI governa o México há 66 anos.
Desde a manhã de ontem, várias estradas de Chiapas foram bloqueadas por militantes do PRD, em protesto contra o crime.
As eleições em Chiapas serão realizadas em outubro. Trata-se de um dos Estados mexicanos onde o PRD tem mais força, devido à sua ligação com o movimento armado de esquerda Exército Zapatista de Libertação Nacional.
Ontem, na Cidade do México, líderes do PRI e da oposição no Congresso condenaram o assassinato. Em um pronunciamento conjunto, exigiram rápida ação da polícia e completo esclarecimento do caso para que a eleição seja o mais transparente possível.

Texto Anterior: Bósnia admite poupar cidade
Próximo Texto: Israelenses e palestinos mantêm data de acordo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.