São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israelenses e palestinos mantêm data de acordo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A assinatura do acordo definitivo sobre a transferência da Cisjordânia para autonomia palestina, prevista para quinta-feira, em Washington, não está descartada por Israel e OLP (Organização para a Libertação da Palestina).
"Estou pronto todas as noites para assinar o acordo", afirmou o chanceler de Israel, Shimon Peres. "Ainda é possível, mas tudo depende de Israel", afirmou o líder palestino Iasser Arafat.
Os dois estão desde sábado no balneário egípcio de Taba tentando um acordo para completar a transferência de poderes.
O principal ponto de discórdia é a cidade de Hebron, um dos maiores pontos de tensão entre palestinos e israelenses.
Israel procura de alguma forma proteger os 450 colonos judeus que moram em Hebron, mantendo soldados na região. Os palestinos não concordam.
Há dois anos, palestinos e israelenses assinaram um acordo histórico para a transferência de regiões de maioria palestina ocupadas desde 1967 para os palestinos.
Desde maio do ano passado, a faixa de Gaza e a cidade de Jericó (Cisjordânia) estão sob administração palestina.
"Você pensa que é possível dançar tango sozinho?", disse Arafat. Os israelenses estão mais otimistas sobre o acordo.
Porém, os dois líderes afirmaram que alguns obstáculos já foram superados, como a divisão de águas e as eleições palestinas.
O prefeito de Hebron, Mustafa Natshe, disse que os judeus devem ser retirados porque são a causa principal da violência no local.
O grupo israelense B'tselem, de direitos humanos, pediu a retirada dos colonos judeus da região, habitada por cerca de 120 mil palestinos, alegando que a convivência entre eles é impossível.

Texto Anterior: Candidato de oposição a prefeitura mexicana é morto com seis tiros
Próximo Texto: Roma adia dar nome de rua para fascista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.