São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médicos avaliam em 48 horas se Motta precisa de ponte de safena

DA REPORTAGEM LOCAL

Os médicos vão saber nas próximas 48 horas se há necessidade de fazer cirurgia para implantação de ponte de safena no ministro das Comunicações, Sérgio Motta, 54.
O ministro sofreu anteontem um infarto agudo. Submetido a uma angioplastia para desobstruir a coronária direita, ele está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Segundo os médicos que o acompanham, Motta deverá ser transferido hoje da UTI para uma unidade semi-intensiva de tratamento. É nesse período que sua avaliação clínica determinará se há ou não necessidade de cirurgia.
O ministro está sendo assistido pelos médicos Bernardino Tranchesi Júnior e Ricardo Aun. Às 11h de ontem eles divulgaram boletim dizendo que as condições clínicas de Motta são "estáveis".
Segundo o boletim, o ministro continua recebendo medicamentos por via venosa e monitorizado por eletrocardiograma -acompanhamento do quadro clínico. Nos casos como o de Motta, há de 30% a 40% de possibilidade de cirurgia.
Especializado em cirurgia vascular, o médico Ricardo Aun disse que vem acompanhando o quadro clínico do ministro há um mês. Mas se surpreendeu com o infarto. Motta sentiu dores cardíacas ao consultar Aun, anteontem à tarde.
Segundo Aun, Motta o procurou inicialmente para tratar de uma ferida no tornozelo esquerdo. A lesão não cicatrizava por causa de problemas de circulação de sangue.
Aun informou que Motta está com essa lesão há oito meses. No início, a ferida tinha 10 centímetros de diâmetro. Agora tem menos de um centímetro.
Os médicos disseram que o ministro é enquadrado no perfil de pacientes que têm elevados fatores de risco. É que ele sofre de diabetes, hipertensão e obesidade. Além disso, não se submete a dietas.
Pouco antes do infarto, Motta passou por uma loja do McDonald's, em São Paulo, e comeu um Big Mac -sanduíche de maior teor de caloria e gordura.

Texto Anterior: Dirigente nega envolvimento
Próximo Texto: Assembléia aprova as contas de Brizola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.