São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva prejudicou busca, diz administradora

LÉO GERCHMANN
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A presidente da Fundação de Conservação do Central Park, a norte-americana Elizabeth Barlow Rogers, 64, disse ontem em Porto Alegre (RS) que as investigações para esclarecer o assassinato da portuguesa Maria Isabel Monteiro estão sendo prejudicadas pela chuva que atingiu Nova York nos dias seguintes ao crime.
A chuva teria espalhado objetos e rastros que poderiam servir como prova.
Elizabeth, que também é arquiteta, estava na capital gaúcha para participar das comemorações do aniversário do parque Farroupilha, a convite da prefeitura. Ela disse estar "absolutamente preocupada" com o crime.
"Ainda não sei dizer exatamente o que houve, mas nenhum lugar está livre de crime", afirmou.
"O mais importante para evitar que ocorra a violência é que as pessoas se conscientizem e procurem ir ao parque durante o dia, evitando a noite."
Ela disse que o crime deve ter ocorrido por volta das 17h ou 18h de sábado. O corpo foi descoberto por pessoas que corriam no parque às 9h30 de domingo.
A arquiteta disse que nesta época do ano escurece às 20h em Nova York. "Eu não sei dizer quais medidas serão adotadas. As investigações ainda estão no início e eu não posso saber ainda o que ocorreu", disse.
O Central Park tem, conforme a arquiteta, delegacia própria e cem policiais espalhados em cerca de 450 hectares (4.500.000 m2).
"Além disso, funcionários da administração usam rádios e há caixas de alarme. A resposta da segurança no Central Park é sempre imediata", afirmou.
"As estatísticas sobre a violência estão caindo. Os crimes estão diminuindo no Central Park. O último foi na década de 80", disse.
"O mais importante é a participação das pessoas. A polícia existe para emergências. Parque é lugar de recreação à luz do dia", disse.

Texto Anterior: Morte de brasileira em parque choca NY
Próximo Texto: Família da vítima quer trazer corpo para o Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.