São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pavilhão tem fiação exposta e piso quebrado

DA REPORTAGEM LOCAL

O pavilhão Manoel da Nóbrega, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, está sem a mínima condição de uso atualmente. Parte da fiação está exposta e o piso está quebrado. Faltam alguns vidros nas janelas, mas a vigilância impede invasões.
O secretário estadual da Cultura, Marcos Mendonça, não soube informar quanto custará ao governo concluir a reforma. Ele estimou em 13 mil m2 a área que será colocada à disposição da população quando o pavilhão estiver pronto.
A secretaria está construindo um auditório para 300 pessoas no prédio. "As cadeiras já estão compradas", disse Mendonça.
O parque Ibirapuera é municipal. O Estado assumiu o controle do pavilhão depois de assinar um acordo com a prefeitura.
Em troca, a cidade recebeu o Palácio das Indústrias.
A prefeitura gastou mais de US$ 10 milhões nas obras de reforma e restauração do palácio. Pouco antes de encerrar sua gestão, Luiza Erundina transferiu seu gabinete para lá.
O prefeito Paulo Maluf (PPB) tentou mudar de novo a sede da prefeitura. Ele chegou a anunciar que sairia do Palácio das Indústrias porque o local não era apropriado para o seu gabinete.
Mas o prefeito desistiu da idéia. O então secretário da Habitação, João Mellão, não conseguiu encontrar um novo imóvel.
Para o deputado estadual Pedro Dallari (PT), que integrou o governo Erundina, a decisão da ex-prefeita foi correta. "Tínhamos que sair do Ibirapuera para cumprir a lei. O parque é um espaço nobre para o lazer da população."
Ele disse, no entanto, que a demora para concluir a reforma do pavilhão não se justifica. "Deixamos as instalações em condições razoáveis de conservação."
Nem a atual administração nem a gestão anterior cumpriram a lei de Marcos Mendonça em sua íntegra. A Prodam (Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo) funciona até hoje dentro do Ibirapuera.
"A mudança da Prodam é difícil. O novo prédio tem de ser apropriado para receber computadores", afirmou Mendonça.

Texto Anterior: Consumidora recebe produto com defeito
Próximo Texto: Acordo e investimento permitem recuperação de parque na zona sul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.