São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frans Krajcberg comenta a degradação

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

Exposição: Nas Trilhas da Grande Mãe: Novas Imagens da Vida e da Morte
Artista: Frans Krajcberg
Quando: de 29 de setembro a 29 de outubro
Onde: Casa França-Brasil (rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro do Rio)

Frans Krajcberg, 74, expõe a partir da próxima semana na Casa França-Brasil (centro do Rio) sua revolta. O resultado de uma viagem feita entre agosto e setembro do ano passado de Nova Viçosa (Bahia), onde mora, até o Acre.
Essa viagem será retratada em 34 painéis fotográficos e um conjunto de dez esculturas.
A revolta é contra a destruição da natureza, fotografada no período das queimadas.
As esculturas -os tótens, um conjunto de árvores queimadas, retorcidas, encontradas pelo caminho- reforçam a desolação do artista.
"Não me preocupo mais se dizem que o que faço é arte ou não. Não faço meus trabalhos para vender, mas para exprimir minha revolta, para mostrar como se destrói o país", explica o artista.
Viagem
Dirigindo um caminhão, acompanhado apenas por um assistente, Krajcberg percorreu as estradas do norte do país. O período da viagem foi escolhido a dedo.
"Poucas pessoas sabem, mas o dia 24 de agosto é chamado no Acre de "O Dia do Fogo". É quando começam as queimadas. A fumaça é tanta que não se consegue andar nas estradas", diz.
A revolta de Krajcberg não se restringe às queimadas no norte. Depois de 24 anos morando em Nova Viçosa, o artista quer deixar a cidade. Segundo ele, a região virou "terra de ninguém" e a única área ainda não desmatada é aquela onde mora.
"Mas não tenho mais forças para lutar pela preservação daquilo lá. Não consigo mais segurar aquele mato. Estou só, recebo recados horríveis no telefone, ameaças. Um dia a mais, um dia a menos, vão destruir aquilo tudo. Estou desistindo", diz, magoado.
A exposição será aberta ao público no dia 29 de setembro e ficará na Casa França-Brasil até 29 de outubro. No próximo ano, o trabalho de Krajcberg será tema de uma retrospectiva na França.

Texto Anterior: Guerreiro escolhe sua própria estrada
Próximo Texto: Ministério investiga Arquivo do Estado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.