São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Croatas e bósnios anunciam fim de ofensiva em direção a Banja Luka

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Bósnia, Alija Izetbegovic, e o presidente da Croácia, Franjo Tudjman, anunciaram o fim da ofensiva em direção à fortaleza sérvia de Banja Luka (noroeste da Bósnia).
A Croácia pediu o fim das operações de seus soldados na Bósnia.
Forças dos croatas da Bósnia mataram ontem oito pessoas em uma estrada por onde passam refugiados sérvios, no noroeste da Bósnia, segundo a emissora de TV dos sérvios da Bósnia. Imagens mostravam dois cadáveres na estrada e três em um hospital.
A ONU negou que a cidade de Prijedor tivesse sido tomada pelos croatas. O órgão havia antes anunciado a queda da cidade.
Prijedor, além de Banja Luka, é a única cidade ainda em poder dos sérvios no noroeste da Bósnia. O Exército bósnio fez ontem avanço na região de Ozren (norte).
Nos últimos dez dias, os croatas e muçulmanos da Bósnia tomaram regiões no noroeste do país equivalentes a 18,5% do território.
A configuração atual do território (51,5% com sérvios) se aproxima do plano de paz para a região, segundo o qual eles teriam 49%.
O anúncio de que não haverá ofensiva contra Banja Luka foi feito em Zagreb (Croácia) ao assistente do Departamento de Estado dos EUA, Richard Holbrooke.
A ONU protestou junto à Croácia por causa da morte de dois soldados dinamarqueses de suas forças de paz. Eles morreram em ofensiva do Exército croata.
O Conselho de Segurança da ONU pediu o fim das ofensivas de croatas e muçulmanos.

Texto Anterior: França quer adiamento de acordo que derruba controle de fronteira
Próximo Texto: 'Pirata' rouba dados da Marinha francesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.