São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blumenau quer modificar o caráter da Oktoberfest

SILVIA QUEVEDO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

Os organizadores da Oktoberfest, em Blumenau (SC), pretendem modificar neste ano a imagem do evento, maior festa do chope do país. A festa começa no próximo dia 5 e vai até 22 de outubro.
Criada em 1984 para reanimar os moradores da cidade, arrasada pelas enchentes de 83 e 84, a festa acabou "explorando o chope em excesso", segundo o secretário municipal de Turismo, Norberto Mette, 44. "Em onze anos, tivemos a preocupação de mostrar que a festa era com 'beberrança' e isso acabou caracterizando-a como festa de bêbados", diz ele.
Por isso, o papel do chope será "diminuído": as disputas entre os que bebem mais e a distribuição de chope terão divulgação menor.
Como a cidade espera receber 800 mil pessoas, o sistema de segurança será rígido, segundo Mette. O acesso aos camarotes será feito por meio de catracas eletrônicas. A entrada será proibida para as "torcidas organizadas", grupos acusados de tumultuar a festa gritando palavrões, quebrando canecas e atirando gente para o alto.
Um pavilhão "vip", construído neste ano para os que não gostam de "tumulto", abrigará 350 pessoas sentadas, que beberão chope em canecas de cristal, servidas por garçons. O acesso será controlado para não haver superlotação. "Há dança e comidas típicas. Este ano será o primeiro em que a cerveja não será reverenciada. Queremos preservar as tradições alemãs", disse o secretário.

Texto Anterior: Cerqueira tenta acalmar oficiais da PM
Próximo Texto: 'Voyeur' fura janela e é preso ao espiar mulher
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.