São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eletroeletrônicos têm recorde de vendas de televisores e geladeiras

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria de produtos eletroeletrônicos bateu recorde de vendas de geladeiras e televisores em cores no mês de agosto.
Foram vendidos 597,6 mil aparelhos de TV -14,2% a mais que em julho- e 275,1 mil geladeiras (+12,8% sobre julho).
São os maiores volumes de venda dos dois itens desde janeiro de 94, quando começaram a ser feitas estatísticas desse tipo.
Os dados foram divulgados ontem pela Eletros, entidade que reúne as indústrias do setor no país.
Entre os produtos que tiveram crescimento nas vendas sobre julho, estão: frezzers verticais (+13,5%), fogões (+19,9%), videocassetes (+21,6%) e geladeiras horizontais (+58,4%).
A exceção entre os produtos de maior importância para o setor foram os sistemas de som.
Em agosto, a indústria brasileira vendeu 329,6 mil aparelhos contra 363,6 mil vendidos em julho, o que representou queda de 9,3%.
O presidente da Eletros, Roberto Macedo, atribui o reaquecimentos dos negócios às promoções realizadas pela indústria, à queda dos juros e ao ajuste do setor às restrições ao crédito.
"O setor sempre encontra um meio de driblar as restrições. Um exemplo é a captação de recursos no exterior para financiar as vendas", afirma.
Macedo avalia que, apesar do crescimento das vendas em agosto, as encomendas do comércio para o Natal devem ganhar força somente a partir de outubro.
Isso porque os lojistas estão mais cautelosos, depois da onda de inadimplência que atingiu o comércio nos últimos meses.
Por conta da incerteza que ronda os negócios, os lojistas estão hoje negociando prazos maiores de pagamento junto à indústria, segundo o presidente da Eletros.
"A expectativa é que o Natal deste ano fique pelo menos no mesmo nível de vendas do registrado no ano passado", diz.
O rádio-relógio foi o item com maior crescimento de vendas em agosto, 80,83%.

Texto Anterior: NOVOS SÓCIOS DA TVA
Próximo Texto: Venda de carro usado cresce em setembro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.