São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lampreia vai discutir patentes nos EUA

CLÓVIS ROSSI, CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DO ENVIADO ESPECIAL A BONN E DE WASHINGTON

O chanceler brasileiro Luiz Felipe Lampreia trocou ontem o conforto de uma bem sucedida viagem à Europa, com o presidente Fernando Henrique Cardoso, pela possível aspereza de uma conversa com Mickey Kantor, o xerife norte-americano do comércio.
Lampreia viajou de Bonn para Washington, onde se avistará com Warren Cristopher, o secretário de Estado, e com Kantor.
Com Christopher, diz o chanceler, não há contencioso algum a tratar. Mas, com Kantor, há.
São, aliás, dois, as duas dores de cabeça da diplomacia brasileira no momento. Um é a legislação sobre propriedade intelectual, cuja aprovação FHC prometera ao presidente Bill Clinton há meses mas ainda não saiu. A discussão sobre a lei de patentes continua no Congresso (leia texto ao lado).
A outra é a imposição de cotas para a importação de veículos, motivo de fortes queixas norte-americanas (e também de países europeus e da Coréia).
Lampreia deve remeter a questão das cotas para Genebra, sede da OMC (Organização Mundial do Comércio), que vigia o comércio internacional e reúne dias 5 e 6 seu Comitê de Balanço de Pagamentos para julgar o caso.
O governo dá tanta importância à reunião que já designou para acompanhá-la uma delegação completa, formada por representantes do Itamaraty e de todos os ministérios da área econômica.
Ontem mesmo, viajou para Genebra o embaixador Gelson Fonseca, o assessor diplomático do Palácio do Planalto. Alega mera visita de cortesia a Celso Lafer, o representante do Brasil em Genebra.
Os encontros de Lampreia em Washington podem servir de teste para a posição brasileira ontem exposta por FHC em entrevista.
O presidente diz que as boas relações com a Europa não impedem que o Brasil tenha também empenho em uma relação com os EUA.
Mas, como é tradicional na política externa brasileira, recusa-se a se considerar parte da área de influência norte-americana.
Anúncio
Brasil e EUA vão anunciar hoje o aumento da cooperação técnica entre os dois países na área do meio-ambiente.
O anúncio vai ocorrer durante a visita oficial de Lampreia.
Durante a reunião com Warren Christopher, os dois vão fechar o memorando sobre meio ambiente, discutir a continuidade do acordo nuclear entre os dois países e examinar a possibilidade de ingresso do Brasil no Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis.
Lampreia vai almoçar com Christopher e outros integrantes do ministério de Bill Clinton. Entre eles, a secretária da Justiça, Janet Reno, e o secretário do Comércio, Ron Brown. O tráfico de drogas e as perspectivas da balança comercial Brasil-EUA serão temas do almoço. À tarde, o ministro vai se reunir com Mickey Kantor.
(Clóvis Rossi e Carlos Eduardo Lins da Silva)

Texto Anterior: Boeing recebe modificações
Próximo Texto: AS DIVERGÊNCIAS EM TORNO DO PROJETO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.