São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Racismo presente em imagens é discutido durante curso na USP

DA REPORTAGEM LOCAL

"Racismo: Imagens e Imaginário" foi o tema em discussão ontem no curso de difusão cultural da USP sobre a trajetória do pensamento racista no Brasil. Cerca de cem pessoas participaram, segundo os organizadores.
"As imagens transmitem ideologias racistas perigosas e podem formar conceitos e estereótipos à medida que são veiculadas", diz a historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro, professora de história do Brasil contemporâneo no Departamento de História da USP.
Ela afirma que essa imagem estereotipada é veiculada tanto na TV como na mídia impressa, principalmente em propagandas. "Quando aparece na TV, em fotos, filmes, o negro está sempre associado a situações negativas."
O historiador Marcos Silva, que ministra cursos sobre história e retórica da imagem na USP, mostrou como, no fim do século 19 e início do século 20, se construiu nas caricaturas uma imagem do povo marcada pelo racismo, por meio do personagem Zé Povo, usado em vários órgãos da imprensa. Inicialmente, o personagem era caracterizado de forma multirracial. Depois, ele passa a ter um perfil de homem branco, expressando a sutileza do racismo.

Curso até 29 de setembro, auditório do Departamento de História, 17h às 19h. Tel. 818-3745. Hoje: "O Racismo e a Historiografia Brasileira (fins do séc. 19 a 1930)", Nilo Odália.

Texto Anterior: Pesquisadores esperam decisão de Covas
Próximo Texto: Projeto quer anular decreto que desapropria casas e preserva árvore
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.