São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obras ameaçam futebol olímpico

ANDRÉ FONTENELLE
ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

Reforma do Sanford Stadium, palco da final, terminará a nove dias da abertura
A reforma do Sanford Stadium, palco da final do torneio de futebol da Olimpíada de Atlanta, terminará apenas nove dias antes da abertura dos Jogos.
A previsão é de Richard Hudson, responsável pela ligação entre a Universidade da Geórgia, dona do estádio, e o Comitê Organizador dos Jogos.
A cerimônia de abertura dos Jogos será no dia 19 de julho do ano que vem. O Sanford Stadium, em Athens (a 104 km de Atlanta), deverá estar pronto no dia 10.
O primeiro jogo no estádio, a semifinal do torneio feminino, será no dia 28 de julho.
O prazo apertado, no entanto, não preocupa. Hudson garante que o estádio ficará pronto a tempo.
Uma mudança que causou protestos na universidade é a retirada da sebe (cerca de arbustos) que desde 1929 margeia o gramado e é a marca registrada do estádio.
Como os campos de futebol americano são mais estreitos que os de futebol, será preciso retirá-las para alargar o gramado.
Mas os organizadores dos Jogos conseguiram dobrar os conservadores com um argumento prático: a sebe já estava envelhecida e novos arbustos serão plantados no mesmo lugar após a Olimpíada.
Com as reformas -instalação de assentos e de cabines para a imprensa-, o estádio deverá ter capacidade para 82 mil espectadores, 4.000 a menos que hoje.
Além de Athens (Geórgia), as outras sedes do futebol serão Birmingham (Alabama), Washington (capital dos EUA), Miami e Orlando (ambas na Flórida).
Fracasso
Sandra Cress, 26, diretora do torneio de futebol, disse que não teme que a eventual ausência do Brasil signifique o fracasso na venda de ingressos para o futebol.
Cress espera, no entanto, que a presença da seleção brasileira ajude a aumentar o faturamento. O Brasil disputa em fevereiro e março o Pré-Olímpico da Argentina.
"Mesmo quem não entende muito de futebol sabe que o Brasil é um mestre no jogo", explica.
A seleção feminina já está classificada.
É a primeira vez que haverá um torneio feminino de futebol -com apenas 8 equipes, contra 16 do masculino.
La Grange, cidade de 25 mil habitantes no oeste da Geórgia, se ofereceu para hospedar a seleção brasileira no período de aclimatação. A cidade já foi visitada por um representante da CBF.
Um hotel da região, o Callaway Gardens, teria reservado 120 quartos para os brasileiros -não só para a delegação do futebol, mas para outras, como a de atletismo.

O jornalista ANDRÉ FONTENELLE viajou a Atlanta a convite do Comitê Olímpico Brasileiro e da Stella Barros Turismo

Texto Anterior: Casal de Rey pede a Covas "apoio moral"; Santos confirma jogo contra União da Vila; Gaúcho deixa o time do Atlético-MG; Zagallo faz três novas convocações; CBF mantém Mauro Silva e Bebeto; Alessandra pede dispensa da seleção
Próximo Texto: 134 países se inscrevem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.