São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento abre hoje com 'Coração Valente'

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Três meses depois de estrear no Brasil, "Coração Valente" de Mel Gibson abre hoje o 8º Festival Internacional de Cinema de Tóquio. Apesar da presença de uma delegação brasileira, nenhum filme nacional participa do festival (leia texto ao lado).
O principal evento cinematográfico asiático é a grande plataforma de lançamento do cinema internacional na região: assim, as projeções especiais incluem ainda, entre outros filmes já vistos por aqui, "Coronel Chabert", "Cortina de Fumaça", "Congo", "Antes da Chuva" e "A Teta e a Lua".
Tóquio-95 é muito mais que isso. São cinco as seções principais que se cruzam até o encerramento em 1º de outubro: a competição internacional, a competição entre diretores iniciantes, o panorama do cinema asiático, os clássicos do cinema japonês que celebram o centenário e as projeções especiais.
A mostra competitiva selecionou onze títulos entre 223 inscritos de 44 países. Cinco vêm da Ásia, três dos EUA, dois da Europa e um único da América Latina ("Sicário", de José Novoa). O americano Taylor Hackford, que concorre com "Dolores Claiborne", é o mais conhecido. A grande esperança regional é Garin Nugroho, vencedor do prêmio para jovens realizadores no ano passado e concorrente neste ano com "E A Lua Dança" (And The Moon Dances).
Concorrem ainda "O Homem Mais Desejado", de Sonke Wortmann; "Hotel Sorrento", de Richard Franklin; "Império Eterno", de Park Chong-Won; "Killer", de Tim Metcalfe. O júri é presidido pelo britânico Hugh Hudson ("Carruagens de Fogo).
Doze títulos disputam a competição entre jovens cineastas, que tem Krzystof Kieslowski ("Decálogo") como presidente do júri. "O Balão Branco", do iraniano Jafar Panashi, levou a Camêra de Ouro de Cannes-95.
No mesmo festival, fora de competição, "The Usual Suspects" de Brian Singer tornou-se um dos "cults" do ano. O policial inglês "Mute Witness" de Anthony Waller, com Alec Guinness no elenco, também tem conquistado legiões por onde passa. Esta seção de revelações tem sido o coração do festival.

Texto Anterior: 'O Balconista' tira graça de dia infernal
Próximo Texto: Fundação leva brasileiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.