São Paulo, domingo, 24 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um poema de Bishop a Bandeira

NELSON ASCHER
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

O poema "Para Manuel Bandeira, Com Um Presente" (leia abaixo), dez quadras em tetrâmetros iâmbicos (que correspondem aproximadamente aos nossos octossílabos) rimados, variada e irregularmente, sobretudo segundo o esquema ABAB e AABB, não consta das edições em língua inglesa da poesia completa de Elizabeth Bishop. O poema foi localizado por Flora Sussekind no acervo de Bandeira da Casa de Ruy Barbosa e divulgado originalmente num ótimo ensaio que ela escreveu sobre a poeta para a "Revista USP", depois recolhido no seu "Papéis Colados" (1993).
O poema vem acompanhado de uma excelente tradução em prosa de Léa Viveiros de Castro, uma tradução que, para todos os efeitos, pode ser considerada um poema em verso-livre e cujas soluções frequentemente coincidem com (ou precedem) as minhas.
Num caso específico, tive que me esforçar para não segui-la. Bishop refere-se a conversas "gone to the pot", ou seja, conforme a expressão idiomática, estragadas, deterioradas (isto é, que "foram para o vinagre"), mas também colocadas num pote ou receptáculo e, portanto, transformadas em algo guardado, comestível talvez, o que, no desenvolvimento sutil do poema, antecipa o tema da geléia e identifica esta última com o discurso, ou seja, com o próprio poema. A solução de Léa, embora fugindo da literalidade, é de uma concisão e elegância notáveis: "conversas em conserva".
Minha própria solução foi escrever "conversas que melaram", traindo até certo ponto, com esta gíria, o tom apenas informal do original. De resto, simplifiquei o esquema rítmico, mantendo somente um ABCB constante e acrescentei duas sílabas ao metro, algo que tem precedentes em nossa língua, por exemplo, no "Hamlet" de Péricles Eugênio da Silva Ramos e nas odes de Keats de Augusto de Campos, onde ambos traduzem pentâmetros jâmbicos em alexandrinos.

Texto Anterior: UMA CARTA DE BISHOP A LOTA
Próximo Texto: PARA MANUEL BANDEIRA, COM UM PRESENTE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.