São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 1995
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Rupert Murdoch

NELSON DE SÁ
EM LONDRES

Rupert Murdoch, da News Corporation, é como Roberto Marinho, das Organizações Globo. Agora sócio da Globo no projeto de TV por satélite no Brasil, ele já tem negócio do gênero, na Grã-Bretanha.
É a Sky, que transmite vários canais e que está em guerra aberta com as quatro redes de sinal aberto. São três frentes, noticiário, esporte e diversão, as três com grandes batalhas, particularmente ontem.
Em noticiário, a produção da Sky News é fraca, recorrendo muito às imagens da agência Reuters e das redes americanas. A diferença está na edição, que segue a forma da CNN.
A diferença da edição, se não chega a ser gritante como na Globo, é o bastante para causar críticas. "Murdoch está tentando se estabelecer como um 'king maker' internacional, um grande eleitor, escolhendo e promovendo candidatos no mundo todo", na descrição do "Sunday Telegraph".
(O mais recente seria Colin Powell, nos Estados Unidos, onde Murdoch ergueu a quarta rede, Fox. E o mais próximo na Grã-Bretanha seria o trabalhista Tony Blair, de discurso liberal -por menos impostos e, ainda ontem, livre porte de armas.)
Fraca ou não, a Sky News vem de fazer uma oferta, só anunciada ontem, para produzir também o noticiário das redes inglesas sem cobertura própria, Channel 4 e ITV (as outras são BBC 1 e 2). Pelo serviço, cobra a metade do preço da produtora independente atual.
Além da Sky News, a TV por satélite de Rupert Murdoch tem outros canais, a maioria obtidos nos Estados Unidos, tipo Discovery e CNN. Entre os de produção própria ou quase estão os dois de esportes e o de entretenimento, Sky One.
Nos esportes, a TV já levou a transmissão de muitos, como o mais importante torneio de golfe, este fim-de-semana, e tem ofertas altas para rugby, futebol e até Wimbledon.
O avanço é tal que a Sky já planeja um terceiro canal para esportes e o ex-diretor da BBC surgiu sexta, na própria BBC, pedindo mais proteção contra os ataques da Sky Sports.
Ontem, por fim, a Sky fez o mais assustador dos anúncios -a oferta para tirar da ITV o programa de mais audiência no país, a produção independente "Coronation Street", levando para o canal Sky One.
Foi citada uma fonte da Sky, sem identificação, dizendo, "nós podemos oferecer mais do que qualquer um".

Milagres
Foi "o primeiro exemplo de fervor religioso global levado por comunicação de massa".
Começou num templo hindu no subúrbio de Delhi e um dia depois causou filas nos templos de Londres e Nova York.
Até na BBC, ícones bebiam o leite ofertado.
No quarto dia, ontem, os "milagres" terminaram.

São Paulo
Ontem no Channel 4, PMs, violência e a locução:
- São Paulo, no Brasil, está rapidamente virando a cidade mais violenta no mundo.

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