São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cérebro combina as imagens que chegam a partir de cada olho

KATHY WOLLARD

Por que dois olhos dão uma visão melhor do que apenas um? Na mitologia grega o ciclope era um ser gigante com um olho enorme no meio da testa.
Eles trabalhavam em fornos sob o Monte Etna, na ilha de Sicília, fazendo raios para os deuses.
Acomodados em sua própria ilha, e altos como eram, eles vagavam pelo oceano ameaçando barcos. Também se divertiam jogando nacos de montanha neles.
Embora os ciclopes fossem terrivelmente grandes, os navegadores não precisavam se preocupar muito com esses "pedregulhos".
Um único olho não é bom para determinar a distância das coisas. A mira dos ciclopes era muito ruim. Dois olhos realmente são melhores do que apenas um.
Por quê? Quando olhamos alguma coisa, cada olho recebe luz proveniente do objeto.
A luz passa primeiro pela córnea, a proteção transparente do olho. Depois, passa pela porta da frente do olho -pupila- e lentes. Entrando pela câmara escura do interior do olho -como a luz de um projetor faz em um cinema escuro- a luz atinge uma tela. Essa tela é chamada de retina.
Quando atingidas pela luz, as células nervosas da retina enviam sinais para o cérebro pela porta traseira do olho, o nervo ótico. O cérebro combina as imagens em uma única figura.
Por que o cérebro passa pelo trabalho de classificar mensagens visuais de dois olhos para criar uma imagem? Dois olhos nos dão "visão estéreo".
Nossos olhos estão a cerca de seis centímetros um do outro. Então, cada olho vê um mesmo objeto de um ponto de vista diferente.
Teste isso segurando um objeto, a cerca de 25 centímetros de seu rosto. Olhe-o com ambos os olhos. Feche o olho direito e observe. Depois feche o esquerdo. Você verá que o objeto parece se mover.
O olho direito vê mais do lado direito do relógio, e o esquerdo mais o lado esquerdo. Se você pudesse colocar uma imagem sobre a outra elas não iriam se encaixar.
Mas o cérebro pega essas duas imagens diferentes, as combina e forma uma imagem tridimensional -então o despertador "se projeta" do fundo. Dois olhos nos ajudam a perceber a profundidade.
Feche um olho e observe o relógio. Ele não parece mais chato? O ato de ver com dois olhos se chama visão binocular. Da mesma forma como os binóculos, vemos o mundo através de duas lentes.
Alguns animais têm olhos impressionantemente diferentes. Por exemplo, insetos adultos têm olhos compostos que são feitos de facetas, como diamantes. Cada faceta é um lente.
Cada olho de uma mosca tem 4.000 facetas. Quando ela olha para uma flor cada faceta vê uma pequena parte. O cérebro da mosca combina as imagens em uma só, como um mosaico.
Com um olho composto os objetos podem ser vistos mais claramente quando estão muito, muito perto. Se você segurar o relógio muito perto de seus olhos, ele fica fora de foco. Mas se você fosse uma mosca, seu foco mais preciso sobre o relógio ocorreria quando ele estivesse grudado no seu rosto.
Afinal, os insetos são pequenos -e o que mais interessa a eles é o que está acontecendo a centímetros de distância, não a metros.

PERGUNTAS PARA KATHY WOLLARD devem ser enviadas em inglês para: P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, N.Y. 10163.

Texto Anterior: PREPARE SEUS OUVIDOS: AÍ VÊM OS RAIMUNDOS
Próximo Texto: QUAL O PONTO MAIS BAIXO DA TERRA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.