São Paulo, terça-feira, 26 de setembro de 1995 |
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Comércio vende mais no fim-de-semana
MÁRCIA DE CHIARA
O comércio teve um repique de vendas no final de semana. Os negócios a prazo cresceram 10% e as vendas à vista 5,4% em relação a igual período da semana anterior, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). "Até agora, foi o melhor final de semana do mês para a venda à vista", diz Emílio Alfieri, economista da entidade. Já o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) recebeu 74.137 ligações no período. Segundo Alfieri, o recebimento adiantado de parte do salário, no dia 20, e as liquidações de inverno aumentaram as vendas. "O tempo frio e chuvoso impulsionou as liquidações de inverno na sexta e no sábado nos shoppings", diz Raul Sulzbacher, diretor do departamento de shoppings centers da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FCESP). No final de semana, o consumidor voltou às compras e as vendas estão melhorando, afirma. Segundo ele, até agora, o faturamento das lojas dos shoppings é igual ao de agosto. "O pior já passou", diz ele. Para Alfieri, porém, ainda é cedo para concluir que agosto foi o "fundo do poço" para o comércio. O que dá para afirmar, diz ele, é que em setembro está ocorrendo o abrandamento da crise ou a retomada das vendas. Até agora, a média diária de consultas ao Telecheque neste setembro está 10% maior do que agosto. Para Alfieri, além do efeito das liquidações, os lojistas, temendo o cheque sem fundo ou sustado, estão consultando com maior frequência os serviços da associação. No SPC, o crescimento é de 7,3% em relação a igual período do mês passado. O aumento das compras parceladas se deve à redução dos juros e ao alongamento dos prazos de pagamento. Esse crescimento é porque o governo estão afrouxando as regras do compulsório, diz Alfieri. Acumulado Já os números acumulados de setembro nos dois serviços são negativos em relação a igual período de agosto. Entre os dias 1º e 24 deste mês, o SPC acumula queda de 3% e o Telecheque de 0,4% sobre o mês anterior. Segundo Alfieri, a média diária é positiva e o acumulado negativo porque setembro, apesar de ter menos dias úteis do que agosto, teve, até agora, quatro finais de semana. É que o final de semana que se concentra o maior volume de venda. Natal Raul Sulzbacher, dos shoppings, as encomendas para o Natal ainda não começaram. As lojas, segundo ele, ainda estão tentando desovar estoques de inverno. "Os lojistas estão com o pé no freio nas encomendas", diz Alfieri, da ACSP. Ele diz que o comércio está aguardando o desempenho de vendas de setembro para planejar as encomendas do Natal. O economista diz que setembro será decisivo para o sucesso do final do ano. Texto Anterior: Fipe espera inflação maior Próximo Texto: Fazenda prevê recuperação Índice |
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