São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa argentina sofre quinta queda consecutiva

DENISE CHRISPIM MARIN
DE BUENOS AIRES

A Bolsa de Comércio de Buenos Aires registrou ontem seu quinto dia consecutivo de queda e acumula perda de 9,91 pontos percentuais diante dos reiterados boatos da renúncia do ministro da Economia, Domingo Cavallo.
Na jornada de ontem, o índice Merval (que mede o total diário de negócios) fechou com variação negativa de 1,18%.
Nos últimos 20 dias, também foi verificada a transferência total de US$ 700 milhões de depósitos a prazo fixo em pesos para a aplicação similar em dólares.
A curva ascendente no mercado acionário foi retomada com os comentários de um jornalista, amigo pessoal do presidente Carlos Menem, de que Cavallo renunciaria até o dia 10 de dezembro.
Ontem, os corretores da Bolsa alimentavam o mau humor com uma entrevista de Cavallo ao jornal "The New York Times", na qual admite pela primeira vez a possibilidade de deixar o governo.
"Se tenho de sair, por razões de saúde, por cansaço ou para assumir outra responsabilidade, não deve haver nenhum problema para que outra pessoa ocupe o meu cargo", afirmou ao jornal.
"A questão será qual interpretação os mercados darão para a minha saída", completou.
Antes de embarcar para a Ásia em busca de novos mercados para os produtos argentinos, Menem confirmou que nada mudará em seu ministério. Cavallo segue seu roteiro de viagem e deve desembarcar hoje nos EUA, onde se reúne com banqueiros e investidores.
FMI
O FMI (Fundo Monetário Internacional) deverá aprovar hoje o acordo com o governo argentino que reduz as metas fiscais negociadas em março.
Mesmo assim, há dúvidas de que o país consiga cumprir neste ano os objetivos fixados. O motivo é a arrecadação de impostos, que segue em tendência decrescente.

Texto Anterior: México cria fundo de infra-estrutura
Próximo Texto: Revelações de Ciro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.