São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Ross Perot lança novo partido e quer candidatura em 50 Estados

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O empresário Ross Perot, que em 1992 concorreu à Presidência dos Estados Unidos como candidato independente, vai tentar formar um partido político.
Perot, 65, anunciou seu novo projeto na noite de anteontem durante o programa "Larry King Live", da rede CNN de TV paga.
Foi nesse mesmo programa que Perot lançou em 1992 sua candidatura presidencial. Teve 19% dos votos e acabou em terceiro lugar na eleição.
Segundo Perot, o Partido da Independência vai inscrever seu candidato à Presidência em 1996 nos 50 Estados da federação.
O candidato será escolhido em abril. Perot disse não estar criando o partido para ele ser o indicado, mas não excluiu a possibilidade.
"Esse partido será para os 62% dos eleitores que têm dito não se sentirem representados nem pelos democratas nem pelos republicanos", disse.
O sistema político americano tem sido tradicionalmente bipartidário. O último partido nacional criado foi o Republicano, em 1854, para substituir o Partido Liberal Conservador (Whig).
Para poder concorrer nos 50 Estados em 1996, o Partido da Independência terá um vasto trabalho. Cada um faz exigências diferentes para a formação de um partido.
Os três primeiros Estados a receberem a atenção de Perot serão Califórnia, Maine e Ohio, que requerem o cumprimento de suas exigências um ano antes da eleição (em novembro de 1996).
O programa do Partido da Independência, segundo ele, se baseará em dois itens: orçamento equilibrado e reforma eleitoral para mudar o comportamento ético dos políticos.
(CELS)

Texto Anterior: Policiais são suspeitos de bomba na Amia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.