São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pane deixa SP sem interurbano de manhã

DA SUCURSAL DO RIO; DA REPORTAGEM LOCAL

Uma pane no sistema telefônica fez com que muitas ligações entre São Paulo e outros cidades ou países não fossem completadas ontem durante todo o período da manhã e parte da tarde.
Segundo a Embratel (Empresa Brasileira de Telecomunicações), o problema de congestionamento registrado no sistema telefônico de São Paulo decorre de um defeito na central SPO-G, localizada na Lapa (zona oeste da cidade).
A central, uma das oito centrais telefônicas da empresa em São Paulo, foi fabricada pela NEC.
O assessor de imprensa da Embratel, Selmo Kauffman, disse que, "aparentemente", um defeito no software (programa de computador) da central faz com que ela às vezes não decodifique algum tipo de informação recebida e entre em uma espécie de pane.
Para evitar um colapso, os técnicos da Embratel reduzem o tráfego de telecomunicações por essa central, sobrecarregando as demais e gerando dificuldades para se telefonar na cidade. Quando o usuário de outro Estado tenta telefonar para São Paulo, ouve uma gravação da Embratel pedindo para voltar a tentar dentro de 30 minutos.
Ontem foi a terceira vez, só este ano, que ocorreu o problema de pane no sistema telefônico de São Paulo.
Segundo o assessor de imprensa da NEC, Emílio Matsumoto, como o equipamento é operado pela Embratel, a direção da NEC não pode informar sobre defeitos.
Energia elétrica
A queda de um circuito de transmissão da Eletropaulo deixou parte da zona oeste de São Paulo sem energia elétrica ontem entre as 21h15 e 21h24.
Os bairros mais afetados foram a Vila Madalena, Sumaré e o Butantã. Segundo a empresa, entre 3 mil e 4 mil residências ficaram sem luz.
Até as 22h30, os técnicos da Eletropaulo não tinham identificado as causas do problema.

Texto Anterior: Contru manda desocupar edifício vazio no centro de SP
Próximo Texto: Falta peça para videocassete
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.