São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carteira livre também poderá virar um FIF

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os fundos de investimento de carteira livre estão autorizados a se transformar em FIFs (Fundos de Investimento Financeiro), criados pelo governo no último dia 1º de agosto.
A decisão foi anunciada ontem pelo presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, e foi tomada em conjunto com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
A transformação dos fundos de carteira livre nos novos fundos é facultativa. Hoje, muitos fundos de carteira livre têm perfil de aplicação de renda variável, mas, por uma estratégia de mercado, se transformavam em renda fixa.
Até 1º de outubro eles deverão optar pela transformação ou seguir as normas de renda variável, sem virar FIF.
A permissão para que os carteira livre se transformem em FIFs possibilitará que os recursos continuem tendo liquidez diária.
Os fundos de carteira livre são regulamentados e fiscalizados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). É um tipo de aplicação que mistura investimentos de renda fixa -como títulos e CDBs, por exemplo- com ações.
Pela atual regulamentação, os fundos de carteira livre devem aplicar pelo menos 51% em ações, que podem ser emitidas por companhias abertas e papéis de empresas do Mercosul (Mercado Comum do Sul).
Até agora, os fundos de carteira livre adquiriam perfil de renda fixa para concorrer com o curto prazo.

Texto Anterior: ENTENDA A TRANSIÇÃO PARA OS NOVOS FUNDOS
Próximo Texto: Por que commodities é hoje a melhor opção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.