São Paulo, sexta-feira, 29 de setembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Sarney ensina a prefeitos como obter verbas

GUILHERME EVELIN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Senado começou ontem a distribuir para prefeitos de todo o país um manual, mostrando o caminho que deve ser seguido por eles para conseguir verbas nos ministérios e órgãos federais.
Oito mil exemplares do "Novo Manual de Orientação aos Prefeitos" foram impressos pela Gráfica do Senado a um custo de R$ 24 mil -R$ 2,97 por exemplar. Cada manual (de 30 cm de altura por 21 de largura) tem 221 páginas.
A introdução do manual é uma mensagem aos prefeitos escrita pelo presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), em defesa do fortalecimento dos municípios.
Entre considerações sobre a crise do sistema federativo por que estaria passando o Brasil, Sarney faz críticas à "centralização" e ao "processo contínuo de destruição da Federação" -uma referência implícita ao projeto de reforma tributária do governo.
O manual contém uma detalhada explicação sobre como os prefeitos podem obter recursos dos ministérios, de linhas de crédito dos bancos oficiais e até de programas de organismos internacionais, como o Bird (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento).
O secretário de Comunicação do Senado, Fernando César Mesquita, disse que "o manual não é uma peça de campanha política", uma referência ao projeto que Sarney teria de se candidatar novamente à Presidência em 1998.
Segundo o secretário, a publicação do manual seria "um serviço público prestado pelo Senado aos prefeitos", pois eles normalmente só teriam essas informações por meio dos escritórios de lobby e de intermediação de liberação de verbas que existem em Brasília.
A idéia original do manual foi do senador Ney Suassuna (PMDB-PB), que já havia mandado imprimir em seu nome uma cartilha para prefeitos com as mesmas dicas. Suassuna cedeu os direitos autorais para que o manual do Senado fosse publicado.
Além de cerca de 4.700 prefeitos, cada um dos 81 senadores vai receber 30 exemplares do manual. A presidência do Senado vai dar também três exemplares a cada um dos 513 deputados.

Texto Anterior: Senadores elogiam nomeação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.