São Paulo, sexta-feira, 29 de setembro de 1995
Próximo Texto | Índice

São Paulo registra 4ª pane telefônica

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

A quarta pane no sistema telefônico de São Paulo -segunda consecutiva neste ano- afetou 30% das chamadas interurbanas ontem, entre 10h30 e 12h30.
Anteontem as ligações entre São Paulo e outras cidades ou países não foram completadas durante todo o período da manhã e parte da tarde (leia quadro ao lado).
Segundo o chefe da Divisão de Engenharia da Embratel na região sul de São Paulo, Sérgio Marques, a pane de ontem foi causada por defeito no programa dos computadores de duas das quatro Centrais de Trânsito da Embratel na cidade.
As Centrais de Trânsito são computadores de grande porte que dependem de um programa para ser operados. Esse equipamento utilizado pela Embratel (Empresa Brasileira de Telecomunicações) é fabricado pela NEC.
Essas duas centrais (F e G) operam as chamadas entre as zonas oeste, norte e central da cidade com outros Estados ou países.
As quatro centrais de São Paulo recebem, em média, 600 mil chamadas diárias no período afetado ontem, entre 10h30 e 12h30.
Ele disse que as Centrais de Trânsito operadas pela Embratel em São Paulo possuem tecnologia moderna, "compatível com as centrais usadas em quase todos os países do mundo". Segundo ele, as centrais usam tecnologia com idade média de três anos.
"Não é isso que tem causado as panes em São Paulo. O problema é que está havendo um defeito no programa das centrais", disse o chefe da Divisão de Engenharia.
Além do defeito, ainda não detectado, contribui para a possibilidade de ocorrência de panes no sistema de telefonia de São Paulo o fato de as centrais estarem trabalhando com capacidade de recebimento e transmissão de chamadas próxima ao seu limite.
Essas centrais, segundo Sérgio Marques, operam, durante as horas críticas, com 70% de sua capacidade, quando o limite é 90%.
"A falha no sistema, aliada a essa capacidade limite, facilita a pane", disse Marques.
Segundo ele, a solução imediata, enquanto não se resolve o problema nos computadores, é isolar momentaneamente as regiões afetadas para que as suas chamadas não afetem o restante do sistema nacional.

Próximo Texto: Moradores de Campinas e Rio Preto têm prejuízo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.