São Paulo, sexta-feira, 29 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil e Peru fazem clássico feminino do vôlei no Sul

SÉRGIO KRASELIS
DA REPORTAGEM LOCAL

As seleções femininas do Brasil e do Peru fazem hoje um dos clássicos do vôlei no Campeonato Sul-Americano.
O jogo é às 18h, no ginásio Tesourinha, em Porto Alegre. Às 20h30, jogam Argentina e Venezuela.
Adversárias históricas, brasileiras e peruanas tiveram um passado recente de rivalidade.
Os fãs da seleção brasileira guardam na memória a data de 26 de julho de 1990.
Naquele dia, na cidade de Spokaine, nos EUA, a equipe brasileira quebrou um jejum de nove anos sem vitórias sobre as peruanas, ao vencê-las em um dramático 3 sets a 2, nos Jogos da Amizade.
Foi um prenúncio do que acabaria se transformando na ascensão da equipe brasileira no cenário do vôlei mundial.
Além da medalha de bronze, conquistada sobre as adversárias, a vitória levou a seleção adulta pela primeira vez ao pódio mundial, até então só frequentado pelas seleções juvenil e infanto-juvenil.
Na partida de hoje, apenas a atacante peruana Rosa Garcia faz parte da geração que fez com que as brasileiras arrancassem muitos fios de cabelo.
"Não menosprezo o Peru, mas acho que a Argentina será a nossa principal rival neste Sul-Americano", diz o técnico brasileiro Bernardo Rezende, o Bernardinho.
Atual campeã sul-americana, a equipe peruana veio ao Brasil com um time renovado.
Já a seleção brasileira ostenta, de um ano e meio para cá, uma série de títulos, entre eles o do Grand Prix 94 (versão feminina da Liga Mundial masculina).
Bernardinho deve ter problemas para escalar a equipe, já que várias atletas estão sentindo os efeitos de contusões, entre as quais as titulares Ana Moser, Ana Flávia e Ida.
O Campeonato Sul-Americano termina no domingo, na capital gaúcha. O campeão e o vice asseguram suas vagas para a Copa do Mundo, no Japão.
Em novembro, no torneio japonês, estarão em disputa três vagas para os Jogos Olímpicos de Atlanta, EUA, que acontecem em 96.
Masculino
Os argentinos Carlos Weber e Pablo Pereira se apresentaram ontem ao técnico Renan Dal Zotto.
Os dois titulares da seleção argentina são os últimos reforços da equipe do Chapecó (SC) para a disputa da Superliga Nacional Masculina da temporada 95/96.

LIGUE
a partir das 23h30 para o Folha Informações Esporte, 900-0316, e saiba como foi a partida entre Brasil e Peru, válida pelo Campeonato Sul-Americano Feminino de Vôlei. A ligação custa R$ 1,17 por minuto e o serviço funciona em todo o Estado de São Paulo

Texto Anterior: Teens violentos podem prestar serviços sociais
Próximo Texto: Rival teme bloqueio brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.