São Paulo, sexta-feira, 29 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercenário dá seu 4º golpe nas Comores

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente das Ilhas Comores, Said Mohamed Djohar, foi deposto e sequestrado por um grupo de mercenários liderados pelo francês Bob Denard.
O grupo tomou o aeroporto de Moroni, a capital, a rádio e uma delegacia de polícia. O ministro do Interior, Said Ali Allaoui, pediu intervenção militar da França. O governo reconheceu a superioridade militar dos mercenários.
O arquipélago foi uma colônia francesa até 1975. A primeira intervenção de Denard na política comorense aconteceu em 1978, quando seus 50 homens invadiram a ilha, mataram o líder golpista Ali Soilih e reconduziram ao poder Ahmed Abdalla, primeiro presidente do país.
Denard se tornou chefe de uma guarda de 650 homens que, em novembro de 1989, se volta contra Soilih, assassinando-o.
Este é o segundo golpe de Denard contra o presidente Djohar, que assumiu o poder com a morte de Soilih. Na época, a França interveio, derrotando o mercenário.

Texto Anterior: Mexicano abre fogo em um vagão do metrô, mata dois e fere cinco
Próximo Texto: PC chinês pune dirigente por corrupção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.