São Paulo, sexta-feira, 29 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA mudam discurso de Arafat

DA REUTER

A Casa Branca (sede do governo norte-americano) retirou a palavra "definitivamente" na transcrição de um discurso do líder palestino Iasser Arafat.
Ele dizia que o acordo de paz assinado com Israel ontem leva "definitivamente" à criação do Estado palestino.
Gravação mostra que Arafat disse duas vezes a palavra "definitivamente" no pronunciamento.
O discurso foi feito pouco antes da cerimônia de assinatura, em Washington, capital dos EUA. A palavra pode ter sido retirada por razões diplomáticas.
Apesar da criação de um Estado próprio ser uma reivindicação antiga dos palestinos, Israel ainda se opõe a conceder soberania para a entidade dos palestinos.
Arafat disse a palavra "definitivamente" no início de sua resposta sobre a relação do acordo com a criação do Estado palestino.
É possível também que o estenógrafo (quem transcreve os discursos) não a tenha ouvido.
A Casa Branca adotou medidas especiais para ter certeza de que a reprodução dos discursos no encontro dos líderes do Oriente Médio fosse exata.
Essas medidas especiais levam a crer que houve edição dentro do governo dos EUA para tornar o discurso mais diplomático.

Texto Anterior: Cerimônia de paz reuniu ex-inimigos militares
Próximo Texto: BASTIDOR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.