São Paulo, sábado, 30 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP vai registrar novas invasões

PAULO FERRAZ
ENVIADO ESPECIAL AO PONTAL DO PARANAPANEMA

Os sem-terra acampados em áreas do Pontal do Paranapanema (oeste de São Paulo) começam a invadir hoje as fazendas Washington Luís, Alvorada e Marco 2.
Essas propriedades ficaram fora do acordo proposto, na última terça-feira, pelo governo do Estado aos trabalhadores rurais para promover assentamentos na região. Essas terras têm uma área máxima de 500 hectares.
As invasões começam hoje, segundo o líder dos sem-terra, José Rainha Júnior.
As três fazendas serão invadidas por 327 famílias. Após a invasão, 240 famílias ficarão na fazenda Washington Luís, 52 na Alvorada e 35 na Marco 2.
Segundo Rainha, logo após a tomada da área, as famílias começarão a preparar a terra para o plantio de mandioca, algodão e milho. Até segunda-feira, segundo o líder, as fazendas estarão ocupadas e as terras já terão condições de serem preparadas.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) resolveu invadir essas propriedades porque não concordam com o fato de elas terem sido excluídas da proposta de acordo feita pelo governo de São Paulo.
"O governo só levou em consideração o tamanho das fazendas. Eles não levaram em consideração que elas pertencem a conhecidos latifundiários e grileiros, que têm extensas propriedades em outras regiões de São Paulo e em outros Estados, disse Rainha.
A fazenda Alvorada tem 500 hectares, a Marco 2, 380 hectares, e a Washington Luís, 350 hectares, de acordo com avaliação dos sem-terra. As famílias que vão ocupar as três fazendas a partir de hoje foram escolhidas por intermédio de sorteio feito entre os sem-terra que estão acampados em caráter provisório em outras áreas ocupadas da região.
A juíza da Comarca de Mirante do Paranapanema (SP), Catarina Silvia Ruybal da Silva Estimo, disse que somente na próxima semana é que decidirá sobre o pedido de prisão preventiva dos líderes dos invasores.

Texto Anterior: Explosão de fábrica de fogos mata 3 no Ceará
Próximo Texto: FHC veta restrição às pesquisas eleitorais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.