São Paulo, sábado, 30 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Pluft, o fantasminha' comemora 40 anos com montagem no Tablado

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

Peça: Pluft, o fantasminha
Texto: Maria Clara Machado
Onde: No Teatro Tablado (Av. Lineu de Paula Machado, 795, Jardim Botânico, zona sul, tel. 021/294-7847)
Quando: a partir de amanhã; sáb, às 17h30; dom, às 16h30 e 18h
Quanto: R$ 10

Uma montagem especial da peça infantil "Pluft, o fantasminha" entra em cartaz amanhã no Rio. Maria Clara Machado, a criadora de Pluft, resolveu dirigir a montagem comemorativa dos 40 anos de criação do personagem.
Há algum tempo Maria Clara tinha deixado de lado a direção das peças encenadas no teatro Tablado (no Jardim Botânico, zona sul do Rio), "templo" do teatro infantil carioca e um dos principais centros de formação de atores na cidade. Cacá Mourthé, sua sobrinha, havia assumido a responsabilidade pelas montagens.
Ciumenta de seus "filhos" -principalmente de Pluft, inegavelmente seu favorito- Maria Clara sempre acompanha as montagens. Desta vez, para marcar a data especial, resolveu fazer mais do que isso.
"Pluft volta ao palco com o mesmo medo de gente que tinha na sua estréia, há 40 anos", diz a autora-diretora.
Maria Clara preparou a montagem com cuidados de mãe extremada. Acompanhou a preparação de cenários, figurinos e participou dos testes para escolha do elenco. O papel principal da peça -o fantasma que tem medo de gente- será interpretado pela atriz Mariana Oliveira, 17.
Mariana, que faz o papel de Juba na minissérie "Confissões de Adolescente", participou da minissérie "Engraçadinha" no papel de Iara e agora grava uma "Terça Nobre" na Rede Globo, comoveu a autora.
"Ela foi a cara do Pluft nos testes", diz Maria Clara Machado.
Participando da montagem estão velhos companheiros da autora. Os figurinos, por exemplo, estão a cargo de Kalma Murtinho -conhecida por seus trabalhos na Rede Globo.
A cenografia é da artista plástica Anna Letycia e a assistência de direção é de Cacá Mourthé.
A última encenação de Pluft no Teatro Tablado -fundado por Maria Clara Machado em 1953- aconteceu em 1985. As encenações país afora são inúmeras. Nos anos 70, virou minissérie na Rede Globo e já foi traduzido em mais de 10 idiomas.
"Pluft" fica em cartaz no teatro Tablado aos sábados (às 17h30) e aos domingos (às 16h30 e 18h).

Texto Anterior: Paris vê retrospectiva de Paul Cézanne
Próximo Texto: Acústico do Rite of Strings vem ao Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.