São Paulo, segunda-feira, 1 de janeiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Real beneficia imagem de prefeitos

KENNEDY ALENCAR
DA REPORTAGEM LOCAL

A menos de um ano das eleições municipais, 10 entre 11 prefeitos de capitais avaliados pelo Datafolha foram aprovados pela população ao receber nota superior a cinco para suas administrações.
No ranking do Datafolha, o prefeito de Recife (PE), Jarbas Vasconcelos, manteve a primeira colocação. Sem partido, ele recebeu oito de nota média da população.
A última colocada foi Lídice da Mata, de Salvador (BA). A prefeita do PSDB teve nota 4,2.
Em termos de taxa de aprovação ótimo/bom, sete prefeitos alcançaram índice superior a 50%. Quatro ficaram abaixo.
A prefeita de Salvador apresentou índice ótimo/bom de 15%. O pefelista César Maia (Rio de Janeiro) recebeu 27% e o petista Darci Accorsi (Goiânia), 40%.
Apesar de exibir sua melhor performance desde a posse e obter nota 5,9 para sua administração, o prefeito de São Paulo, Paulo Maluf (PPB), ficou com 47% de ótimo/bom.
Os números revelam que a estabilidade econômica influencia positivamente na imagem que a população tem dos prefeitos.
Desde a implantação do Plano Real, as taxas de aprovação ótimo/bom de dez administradores registra tendência de crescimento.
A exceção é a prefeita de Salvador, que apresentou subidas e quedas sucessivas desde junho do ano passado -mantendo seus índices de ótimo/bom entre 15% e 24%.
O cientista político Leôncio Martins Rodrigues acredita que a evolução dos índices de ótimo/bom desde o começo do Plano Real reforça a tese de que a estabilidade econômica ajuda a imagem dos prefeitos.
"Uma avaliação mais positiva da situação nacional sugere que o cidadão está mais feliz com a vida e, consequentemente, isso pode refletir no julgamento que ele faz de sua prefeitura", diz Rodrigues.
O cientista político afirma, porém, que há "um grau de autonomia entre o julgamento do governo federal e municipal". Segundo ele, são dois fatores contraditórios que podem coexistir.
A socióloga Maria Victoria Benevides diz que "a estabilidade monetária, herdada de Itamar Franco, levantou o astral das pessoas". Ela também julga que isso pode pesar como fator positivo na avaliação dos prefeitos.
Apesar de considerar que as políticas sociais continuam a ser o principal problema do país, Benevides afirma que "a estabilidade é um grande feito na opinião dos brasileiros, que têm na memória os tempos de inflação alta".
O cientista político Bolívar Lamounier diz que "a estabilidade econômica tranquiliza o país, gerando um clima de mais confiança no poder público".
Segundo Lamounier, há ainda "o desenvolvimento de uma mentalidade saudável de comparar as administrações".
O cientista acha que esse hábito se originou com Jaime Lerner em Curitiba, que antecedeu o atual prefeito, Rafael Greca (PDT). Greca é o quarto colocado no ranking Datafolha, com nota 7,1.
Sustentando a segunda posição, o prefeito de Fortaleza, Antônio Cambraia (PMDB), cresceu 10 pontos percentuais na taxa de ótimo/bom -de 69% na pesquisa anterior para 79% nesta.
Apesar de superar o campeão Jarbas Vasconcelos em dois pontos percentuais, Cambraia teve nota menor, 7,9.
O PMDB, considerado centro na política brasileira, tem dois. Outros dois são de direita, Maluf (PPB) e Maia (PFL).

A pesquisa Datafolha foi feita entre 13 e 18 de dezembro. Foram entrevistadas 5.495 pessoas. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. A direção do Datafolha é dos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturini, tendo como assistentes Mauro francisco Paulino e Renata Nunes César. A direção comercial é de Eneida Nogueira e Silva. A análise dos dados é de Alessandro Hernandes.

LEIA MAIS
sobre a pesquisa na pág. 3

Próximo Texto: Prefeito de BH tem maioria pela 1ª vez; Greca obtém melhor índice desde posse; Grando é aprovado por 53% em Florianópolis; Em Campo Grande, prefeito recebe 61%; Accorsi tem queda na avaliação em Goiânia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.