São Paulo, segunda-feira, 1 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maluf obtém 47% de aprovação e registra seu melhor desempenho

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito de São Paulo, Paulo Maluf (PPB), obteve nesta pesquisa do Datafolha 47% de ótimo ou bom, a melhor avaliação de sua gestão desde os 63% de expectativa positiva que obteve pouco antes da posse, em janeiro de 93.
O índice de regular foi de 34%, contra 41% na pesquisa feita em setembro de 95.
A taxa de ruim e péssimo permanece estável: 17% contra 16% na pesquisa anterior.
Ocorre o mesmo com as pessoas que não sabem avaliar a gestão de Maluf. Foram 2% dos pesquisados neste levantamento, contra um índice de 3% na pesquisa anterior.
Maluf está no Caribe. Por intermédio de sua assessoria de imprensa, ele disse à Folha que os índices da pesquisa foram "o melhor presente de Ano Novo".
O prefeito não atribuiu a nenhum fato específico a melhoria de sua imagem junto ao eleitorado paulistano. Ele disse que persegue bons índices nas pesquisas com "trabalho".
Para Maluf, que está trabalhando para aprovar a reeleição no Congresso e tentar continuar à frente da prefeitura depois de 96, houve uma migração do regular para o ótimo.
Ele disse que quem classifica seu governo como ruim ou péssimo pertence a um campo político no qual ele não tem penetração, e isso não deve mudar até o fim de sua gestão.
A maior taxa de ótimo ou bom (57%) de Maluf foi obtida no segmento de eleitores com renda familiar superior a 20 salários mínimos. Já o índice mais alto de ruim e péssimo (18%) foi obtido junto aos eleitores mais pobres, com renda familiar inferior a 10 salários mínimos.
Entre os petistas, Maluf tem a maior taxa de reprovação (30%). Para 76% dos simpatizantes do PPB, Maluf tem um desempenho ótimo ou bom.
Inaugurações
No período entre a penúltima pesquisa e esta, o prefeito Paulo Maluf concentrou uma série de inaugurações de obras viárias. Isso é uma das razões da melhora de seu desempenho.
No dia 7 de outubro, o prefeito inaugurou o túnel sob o parque Ibirapuera (zona sul), batizado de Complexo Viário Ayrton Senna.
Na cerimônia, que contou com a presença de familiares de Senna, havia até equipes de TVs européias.
No dia seguinte foi realizada a Maratona de São Paulo, que foi transmitida pela Rede Globo, e que tinha em seu percurso várias obras concluídas por Maluf.
No dia 29 de novembro, o prefeito inaugurou o segundo túnel sobre o rio Pinheiros.
Dia 15 de dezembro foi inaugurada a passagem Tom Jobim, na avenida Prestes Maia (no centro).

Texto Anterior: Paulistano lota praias apesar do mau tempo
Próximo Texto: Maia, penúltimo colocado, acha que atingiu meta e vê posição cristalizada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.