São Paulo, segunda-feira, 1 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quatro jovens morrem na 49ª chacina do ano em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro rapazes morreram ontem de manhã na 49ª chacina registrada na Grande São Paulo em 1995.
As mortes aconteceram na rua Carlos Vivaldi, 151, que é uma travessa da avenida Mateo Bei, em São Mateus (zona leste).
Segundo um vizinho que testemunhou o crime, quatro homens encapuzados entraram na casa por volta das 5h e mandaram algumas garotas que estavam com os rapazes deixarem o local.
Minutos depois, a testemunha ouviu tiros e gritos na casa. Os encapuzados teriam fugido em um Fusca.
A testemunha pediu para não ser identificada por medo de represálias dos assassinos. "Estão matando muita gente aqui", disse ele.
A polícia chegou ao local às 7h, depois de receber uma denúncia anônima.
Três dos quatro mortos moravam no bairro. São eles: Alessandro Bauer Gomes Felipe, 15, Josian Ferreira da Silva, 19, e Claudio Gonçalvez dos Santos, 21. O quarto morto não foi identificado.
O pai de Alessandro, José Gomes Felipe, disse que seu filho era evangélico e deixou de frequentar os cultos havia dois meses.
"Nós não sabíamos que ele mexia com drogas. Ele sempre estudou e era um garoto bom", disse.
Uma das irmãs de Santos, que também morreu, disse que ele era viciado em crack, mas que, nos últimos meses, estava se afastando das drogas. Ela não quis dizer o nome.
A casa onde aconteceu a chacina fica a apenas dois quarteirões da Mateo Bei, a principal avenida comercial de São Mateus. A rua é asfaltada e iluminada. Suas casas são de famílias de classe média.
Segundo o delegado assistente do 49º DP, Avelino Jorge, 90% dos assassinatos ocorridos na região estão relacionados ao tráfico e uso de crack.
"Neste caso parece que foi uma cobrança de traficantes ou uma nova ação de um grupo de matadores que age no bairro", disse Jorge.
Os matadores são conhecidos no bairro como "gang do Opala preto", em uma referência ao carro que seria usado por eles.
Balanço
Em 1995, 167 pessoas morreram em chacinas na Grande São Paulo, incluindo os quatro rapazes assassinados no último dia do ano.

Texto Anterior: Período concentra inaugurações
Próximo Texto: Cancelado segundo vôo que iria para Cancun
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.