São Paulo, segunda-feira, 1 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Otan inaugura ponte e abre aeroporto bósnio

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As tropas da Otan terminaram 95 investindo no transporte de suas tropas: os primeiros soldados americanos cruzaram a ponte sobre o rio Sava, que liga a Croácia à Bósnia, enquanto os franceses reabriram o aeroporto de Mostar.
Pela ponte sobre o rio Sava devem passar 20 mil militares americanos, baseados em Tuzla. Ela é flutuante e teve sua construção retardada na semana passada em função das enchentes na região.
Trata-se da maior ponte militar construída pelos Estados Unidos desde o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). São 600 metros de esteiras interligadas.
O aeroporto de Mostar tinha ficado fechado durante três anos e meio. Na manhã de ontem, um avião Hércules C-130 pousou.
Tropas francesas, italianas e espanholas devem usar o aeroporto para se instalar e participar da força de fiscalização do acordo de paz na Bósnia, comandada pela Otan (a aliança militar ocidental).
A Otan fez um apelo, na manhã de ontem, para que os habitantes das várias etnias bósnias evitassem comemorar o ano novo com disparos de armas de fogo. A organização teme que, em uma população excessivamente militarizada, os tiros possam substituir fogos de artifício, causando acidentes.
A cidade de Tuzla, que começou a receber os soldados americanos, planejava para a madrugada de hoje sua maior festa em vários anos. É o primeiro réveillon desde o final da guerra que opôs muçulmanos e bósnios a sérvios contrários à independência do país. Os americanos, reclusos em sua base, não devem participar.
Um deles, Martin John Begosh, continuava ontem em estado crítico em um hospital da cidade de Zupanja. Ele se tornou a primeira baixa americana quando seu veículo passou sobre um mina, anteontem. O comando americano disse que vai condecorá-lo com a medalha do Coração Púrpura.

Texto Anterior: Portugueses temem perda de soberania
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.