São Paulo, segunda-feira, 1 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeiro-ministro do Japão deixa governo em abril, afirma jornal

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O primeiro-ministro japonês, Tomiichi Murayama, planeja entregar seu cargo ao ministro do comércio, Ryutaro Hashimoto, em abril. A informação é do jornal "Yomiuri Shimbun".
A mudança teria a aprovação dos membros da coalizão governista japonesa de centro-esquerda. Murayama negou as especulações. Hashimoto é o presidente do Partido Liberal Democrático desde setembro, o que faz dele candidato natural ao cargo de primeiro-ministro.
Segundo o "Yomiuri", o prazo de abril foi definido para que Murayama negocie a aprovação no Parlamento do Orçamento para 1996 e 1997, possa receber o presidente dos EUA, Bill Clinton, e vá à Rússia. A visita de Clinton está marcada para 16,17 e 18 de abril, e a viagem à Rússia para 19 de abril.
Os três partidos que formam a coalizão, o Partido Liberal Democrático, o Partido Socialista e o Partido Sakigake, teriam concordado em convocar eleições gerais no mínimo três meses após a posse de Hashimoto, de forma que os dois últimos partidos tivessem tempo de se preparar para a disputa. A coalizão deve ser mantida, independentemente do resultado da eleição.
A data máxima para a convocação de eleições gerais no país é em meados de 1997, mas a expectativa de analistas políticos é que elas aconteçam até junho deste ano.
Ichiro Ozawa, líder do Shinshito (Partido da Nova Fronteira, o principal da oposição) já disse que quer eleições antecipadas.

Texto Anterior: Membros do Hamas concorrem
Próximo Texto: Leia casos de violações dos direitos humanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.