São Paulo, terça-feira, 2 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rei da Arábia Saudita entrega o poder para seu irmão mais novo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O rei Fahd, da Arábia Saudita entregou o governo do país a seu irmão mais novo e sucessor, príncipe Abdullah. O rei Fahd sofreu um derrame em novembro e agora quer descansar.
Ele acumulava as funções de chefe de Estado e primeiro-ministro, transformando a Arábia Saudita em uma das pouquíssimas monarquias do mundo em que o rei tem um papel politicamente relevante. A Arábia Saudita é o maior produtor e exportador de petróleo do mundo.
Com a decisão de ontem, Fahd, 73, continua sendo o rei saudita -isto é, ele renunciou a seu cargo político, mas não abdicou.
Abdullah, cerca de um ano mais novo que o irmão, aceitou o cargo e disse que recorreria ao rei "sempre que necessitar de seus conselhos".
O príncipe Abdullah já comandava os 57 mil homens da Guarda Nacional e na prática se tornara uma espécie de regente, após a doença do irmão.
Diplomatas ocidentais consideram-no mais duro e tradicionalista do que seu irmão, mas não acreditam em mudanças significativas na política pró-Ocidente da Arábia Saudita.
O preço do petróleo deve subir ligeiramente após o anúncio da troca de governo no país. As bolsas de mercadorias que negociam o produto reabrem hoje, após o feriado de Ano Novo.
O motivo do aumento é o temor de que Abdullah não mantenha a política dos últimos anos de seu irmão para o petróleo -preços e distribuição estáveis.

Texto Anterior: Israel evita indenizar palestinos
Próximo Texto: Morre o dramaturgo alemão Heiner Müller
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.