São Paulo, quarta-feira, 3 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Voz transmitida por modem

Pergunta: "Na novela Explode Coração, da rede Globo, frequentemente aparecem cenas de personagens usando a Internet. Elas conversam pelo microcomputador. Gostaria de saber se a transmissão de voz por modem é realmente possível. Se for possível, qual é a qualidade do som?"
(José Geraldo Franco Ortiz Junior, Mogi-Mirim - SP)

Resposta: É possível realizar a transmissão de voz por modem, o aparelho que conecta o microcomputador à linha telefônica e transmite dados.
A qualidade do som depende do equipamento utilizado.
Os novos modem possuem um conjunto de circuitos eletrônicos que, da mesma forma que a placa de som, convertem os sinais de áudio captados pelo microfone em sinais digitais.
Esses sinais digitais são adicionados aos dados que estiverem sendo transmitidos no momento. As informações são transmitidas simultaneamente.
Durante a transmissão dos arquivos você poderá conversar com a pessoa do outro lado da linha.
É importante lembrar que os dois modens -seu e do seu interlocutor- devem seguir o padrão DSVD. Também é possível falar com modens que não seguem o padrão DSVD, mas será necessário utilizar um programa especial, que converta a voz em arquivo.
Não é necessário ter duas linhas telefônicas para conversar pela rede mundial de computadores e transmitir dados. Isso porque o modem converte tudo em sinais digitais.
A qualidade de som será inversamente proporcional ao desempenho. Quanto maior a qualidade, menor será a quantidade de dados transmitidos ao mesmo tempo.

MIGUEL ANGELO DE SOUZA AGUIAR é consultor da Price Waterhouse.
Cartas para a coluna Canal Aberto devem ser enviadas datilografadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP. O número do fax é (011) 223-1644.

Texto Anterior: Idas e vindas do erro de GPF
Próximo Texto: Jato de tinta produz cópias com nitidez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.