São Paulo, quarta-feira, 3 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idas e vindas do erro de GPF

Pergunta: "Quando tentei abrir o programa de comunicação 'Procomm Plus', recebi a mensagem 'Erro de GPF...'. No dia seguinte, liguei o micro e tudo funcionou normalmente. O que pode ter acontecido? Esse problema pode reaparecer?"
(Pedro Limeira, São Paulo - SP)

Resposta: O mais provável é que algum programa, que já estava sendo executado no momento, tenha tentado utilizar a área de memória reservada para o "Procomm Plus". Ou o contrário.
O erro de GPF (Falha Geral de Proteção) é a proteção do "Windows", que evita que um programa utilize um trecho de memória determinado para outro.
No dia seguinte, como o programa que havia gerado o problema não estava presente, o erro não ocorreu.
Outros problemas, como eletricidade estática ou algum mau contato com uma variação grande de tensão da rede elétrica, podem vir a causar esse tipo de problema, mas de forma indireta. Eles não causam o GPF, mas o GPF pode ser uma consequência deles.
Se o seu microcomputador estiver em ordem e estável, é pouco provável que o erro venha a ocorrer novamente, a menos que você consiga reproduzir as condições que causaram o primeiro erro.
O erro de GPF mais comum do "Windows" é o do módulo DDEML.DLL, que pode ser eliminado por um arquivo corretor da Microsoft chamado WINDDE.
Um outro arquivo, o GPFPOR.DOC, explica tudo sobre GPF. Ambos podem ser encontrados no BBS da Microsoft, pelo telefone (011) 872-4106.

Texto Anterior: Usuários fiéis se agarram a seus velhos computadores
Próximo Texto: Voz transmitida por modem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.