São Paulo, quinta-feira, 4 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia encaminha pedido de informações

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

O delegado Matheus Casado Martins, da Polícia Federal, encaminhou pedidos de informações bancárias e fiscais sobre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Rede Record (ligada à igreja).
O delegado pediu também informações sobre o bispo Edir Macedo e sobre negócios e parentes do deputado federal Laprovita Vieira (PPB-RJ). Ele foi pastor da Universal e permanece ligado à igreja.
As solicitações de informações foram encaminhadas ao Banco Central, à Receita Federal, à casa de câmbio Piano e aos bancos do Brasil, de Crédito Metropolitano e Bradesco. O delegado também solicitou ao Detran (Departamento de Trânsito) dados sobre os veículos registrados em nomes das mesmas pessoas, empresas e igreja.
Martins enviou ofício à Universal em que requisita informações sobre "a contabilização dos valores arrecadados pela igreja". O delegado quer saber os endereços dos templos da Universal do Rio e a qualificação dos pastores responsáveis por eles. No ofício, Martins pede informações sobre as formas de pagamento dos pastores.
Aberto a partir de requisição dos procuradores da República Artur Gueiros e Alex Miranda, o inquérito apura infrações às leis 7492/86 (do "colarinho branco") e 8137/90 (sonegação fiscal). Investiga também eventual formação de quadrilha.
As testemunhas são o pastor Carlos Magno de Miranda (autor do vídeo com denúncias contra Edir Macedo), o editor Luís Fernando Emediato e os advogados Gregori Avram Valeriu e José Carlos Guimarães. Cópia da fita gravada por Miranda foi requisitada por Martins à Rede Globo.

Texto Anterior: Fazenda quer bloquear bens de Macedo
Próximo Texto: Pastor convoca passeatas em SP, RJ e DF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.