São Paulo, quinta-feira, 4 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados moderados disputam a liderança do PT na Câmara

DENISE MADUEÑO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os deputados do PT dão a largada na próxima terça-feira para a disputa pela liderança do partido na Câmara. Os candidatos são considerados moderados.
Até agora, cinco deputados se declararam pré-candidatos à sucessão do líder Jaques Wagner (BA). A bancada tenta evitar que a disputa pelo cargo se transforme em uma briga entre as correntes.
Wagner considera que os nomes lançados até agora não caracterizam candidaturas de tendências internas, mas de parlamentares que tiveram uma atuação destacada. Disputam o cargo Marcelo Deda (SE), Milton Temer (RJ), Sandra Starling (MG), Nilmário Miranda (MG) e Paulo Bernardo (PR).
Deda e Miranda pertencem à corrente "Articulação", uma ala mais moderada e alinhada à Executiva do partido. Temer, Bernardo e Sandra são vistos como independentes. As tendências de esquerda não lançaram candidatos.
"A sucessão na liderança não vai representar o reflexo das forças internas do partido", afirmou o deputado Miguel Rossetto (RS), que pertence a tendência "Democracia Socialista", mais à esquerda da "Articulação".
Os partidos deverão fazer reuniões a partir da próxima semana para definir seus líderes.
No PTB, os deputados Roberto Jefferson (RJ) e Pedrinho Abrão (GO) são candidatos à sucessão de Nelson Trad (MS). No PSDB, os deputados Jayme Santana (MA) e João Leão (BA) podem vir a disputar a liderança do partido com o atual líder José Aníbal (SP).

Texto Anterior: A CONVOCAÇÃO EXTRAORDINÁRIA
Próximo Texto: Amin apóia criação do bloco PSDB-PPB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.