São Paulo, quinta-feira, 4 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CBF dá ultimato para ir aos EUA

DA SUCURSAL DO RIO; DA REPORTAGEM LOCAL; DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Crise de vistos ameaça participação da seleção na Copa Ouro, preparatória ao Pré-Olímpico
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, deu ontem um ultimato ao governo norte-americano.
Se até as 18h de amanhã (horário de Brasília) não for concedido visto de entrada nos EUA para os jogadores brasileiros, a seleção não viajará domingo para disputar a Copa de Ouro, entre 10 e 21 de janeiro, na Califórnia.
Desde o dia 17, as representações diplomáticas dos EUA em todo o mundo só estão concedendo vistos por motivos "humanitários", como para quem precisa acompanhar doentes.
Mais da metade dos 20 jogadores convocados não tem visto, ao contrário dos integrantes da comissão técnica. O Brasil jogará com o time pré-olímpico.
Ricardo Teixeira pediu ontem à tarde ajuda ao embaixador do Brasil nos EUA, Paulo de Tarso Flexa de Lima. "Ele acha que está difícil", afirmou Teixeira.
A CBF enviou fax comunicando o problema para a Concacaf (entidade que congrega as associações de futebol da América Central e da do Norte) e para a federação norte-americana.
Doris Iffiran, assessora da Concacaf, disse à Folha que a entidade está intercedendo junto ao governo norte-americano, que prometeu uma resposta até amanhã.
A CBF tentou, sem sucesso, obter os vistos no consulado dos EUA no Rio e na Embaixada em Brasília.
"A seleção só vai embarcar com visto", disse Ricardo Teixeira. "Se até às 18h de sexta-feira não saírem os vistos, não vamos."
Mas ele vê prejuízo na preparação para o Torneio Pré-Olímpico, de 18 de fevereiro a 5 de março, quando o Brasil buscará uma vaga nos Jogos de Atlanta (EUA).
O Itamaraty e o Ministério dos Esportes não quiseram se pronunciar sobre o caso.

Com a Reportagem Local e a Sucursal de Brasília

Texto Anterior: Lennart discorda de Mundial na África; Palmeiras acerta com três jogadores; Renda da Copa SP vai para hospital; Libéria finaliza treino por falta de dinheiro; Samaranch lamenta desistência chinesa
Próximo Texto: Zagallo não muda programa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.