São Paulo, quinta-feira, 4 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tio Dave não está se sentindo bem

DAVID DREW ZINGG
EM SÃO PAULO

Estou escrevendo esta coluna no primeiro dia do novo ano, também conhecido como "Dia R", o dia da pior ressaca das últimas 365. (Acaba de me ocorrer um pensamento terrível: 1996 é um ano bissexto, o que significa que teremos que aguentar um dia a mais. Um dia a mais significa, é claro, uma ressaca a mais. O que eu fiz, Deus meu, para merecer tão cruel castigo?)
Depois das festividades descontroladas do réveillon eu me encontro, é claro, totalmente incapacitado. Não estou me sentindo bem.
É provável que você, Joãozinho, se beneficie da minha má sorte -como de costume, aliás-, já que por causa dela pedi a um grupo de velhos amigos que escrevesse minha coluna por mim, só nesta semana.
Cada vez que dou de cara com uma observação brilhante, eu a anoto. Pode ser uma frase falada ou escrita, ou algo que vi ou ouvi num bom filme. O importante é que costumo colecionar pedacinhos de brilhantismo humano.
Agora, finalmente, minha crestomatia caseira terá a chance de mostrar utilidade real. Hoje são mentes muito mais aguçadas do que a minha que irão se revelar a você, para seu divertimento.
"Prefiro escritores mortos porque a gente não corre o risco de dar de cara com eles numa festa", disse certa vez uma observadora nova-iorquina muito viva chamada Fran Lebowitz (numa festa).
Quanto mais cedo meus convidados se sentarem diante do meu Big Mac(intosh) e assumirem o teclado, mais rapidamente poderei me colocar em posição de recuperação horizontal e enfrentar o novo ano. Assim, naturalmente, começaremos falando de sexo.
"Se o sexo é um fenômeno tão natural, como se explica a quantidade de livros sobre como fazer?" (Bette Midler)
"Tenho um bastão comprido de bambu que uso para tratar com mulheres, com um laço de couro na ponta. Eu coloco o laço em volta do pescoço delas, para que não possam fugir nem se aproximar muito. É como o negócio que se usa para pegar cobras." (Marlon Brando)
"O conselho mais contundente que eu daria a qualquer mulher jovem é: não ande por aí dando para todo mundo e não fume." (Edwina Currie, deputada inglesa)
"De vez em quando uma mulher funciona como substituto bastante razoável à masturbação. É claro que é preciso usar muita imaginação." (Karl Kraus)
"A posição convencional me dá claustrofobia. E as outras ou me causam rigidez no pescoço ou trismo." (Tallulah Bankhead)
"...O canto tremulado e o sotaque rouco desse melífluo crooner latino lembram um garçom espanhol excessivamente atencioso, querendo dar em cima de uma cliente." (Tom Hibbert, crítico, referindo-se a Julio Iglesias)
"Um pouco demais de uma coisa boa é fantástico." (Mae West)
"Todos os grandes amantes sabem se expressar verbalmente, e a sedução verbal constitui o caminho mais certeiro à sedução de fato." (Marya Mannes)
Sabedoria dos mais velhos
"Juventude tem a ver com disposição de espírito, não com idade. Muitas vezes os homens de 70 e 80 anos são mais jovens que os jovens. A juventude deles é a verdadeira." (Henry Miller, aos 66)
"Um beijo pode ser uma vírgula, um ponto de interrogação ou um ponto de exclamação. Trata-se da gramática básica que todas as mulheres deveriam conhecer." (Mistinguette, aos 82)
"Meu trabalho pertence ao público, e as pessoas podem dizer o que quiserem; eu já fiz o que podia." (Claude Monet, aos 80)
"O médico pode enterrar seus erros, mas ao arquiteto só resta aconselhar seu cliente a plantar trepadeiras." (Frank Lloyd Wright, aos 86)
"No que me diz respeito, esta partida ainda não terminou... Ainda tenho algumas tacadas para dar." (Billy Wilder, aos 76)
"Escolha os avós certos, não coma ou beba demais, seja circunspecto em todas as coisas e faça uma caminhada de três quilômetros todas as manhãs, antes do café". (Harry Truman, aos 80)
"Depois dos 80, tudo nos lembra alguma outra coisa." (Lowell Thomas, aos 86)
"Escutar com atenção é um esforço; apenas ouvir não constitui mérito algum. Patos também ouvem." (Igor Stravinsky, aos 75)
"Quando você é mais jovem as pessoas o culpam por crimes que você nunca cometeu. Quando é mais velho, começam a lhe atribuir virtudes que você jamais possuiu. No fim o escore se nivela." (I.F. Stone, aos 81)
"Depois dos 70, tudo se resume a remendar, remendar, remendar". (Jimmy Stewart, aos 78)
Política
"Graças a Deus que só um deles pode ganhar!" (Adesivo colado em carros durante a campanha Kennedy-Nixon)
"O cargo de presidente é uma coisa tão abastardada, metade realeza e metade democracia, que ninguém sabe se deveria se ajoelhar ou cuspir." (Jimmy Breslin)
"Qualquer pessoa que deseja a presidência a ponto de passar dois anos se organizando e fazendo campanha para consegui-la não merece nossa confiança no cargo." (David Broder)
"Democracia consiste em escolher os ditadores que se quer, depois que eles nos disseram o que queríamos ouvir,". (Alan Coren)
"Suponhamos que você fosse um imbecil e que fosse deputado -mas isso seria um pleonasmo." (Mark Twain)
Veneno
"É muito mais fácil perdoar um inimigo depois que se acertou as contas com ele." (Olin Miller)
"Um antologista de clichês... e fazedor de homenzinhos maltrapilhos." (Aristófanes, referindo-se a Eurípides)
"Ela parece um motorista de caminhão vestido de mulher." (Truman Capote, falando de Jacqueline Susann)
"Para o leitor que já deixou as histórias em quadrinhos para trás mas ainda não está pronto para os editoriais do 'Daily News'." (Gloria Steinem referindo-se a Jacqueline Susann)
"Chevy Chase não seria capaz de improvisar um peido, nem depois de um jantar à base de feijão." (Johnny Carson)
"Adeus, sr. (Darryl) Zanuck. Foi um prazer trabalhar na 16th Century Fox." (Jean Renoir)
"A maior parte do tempo ele fala como se tivesse a boca cheia de papel higiênico molhado." (Rex Reed, referindo-se a Marlon Brando)
"A modéstia, para os atores, é um artifício, comparável ao desejo no caso das prostitutas." (Jackie Gleason)
"Eu poderia viver sem seu rosto, Cloé, sem seu pescoço, suas mãos, sem suas pernas e seus braços -e, para me poupar o trabalho de mencionar cada ponto em detalhes, eu poderia viver sem ti, pura e simplesmente." (Marco Valerio Martialis, poeta romano)
Hora de dormir
Bem, caro leitor, conseguimos realizar uma proeza lendária: matar dois coelhos com uma cajadada só.
Agora você dispõe de uma lista de ótimos aforismos para usar durante o ano de 1996, enquanto tio Dave já pode arrastar-se até sua cama tão merecida, em busca de uma cura milagrosa. Uma mão cheia de Engovs deve pelo menos iniciar o processo.

Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: Ópera-cordel sobre Lampião entra em cartaz hoje no Rio
Próximo Texto: Capella encanta com histórias de amor e dor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.