São Paulo, sexta-feira, 5 de janeiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Últimos capítulos; Contra, ainda; Na prática; Por tabela; De encontro; Expulsória; Obstáculo; Sempre aos domingos; Aplainando; Palco; Difícil; Roteiro; No colo; Esperança; Insatisfação; Guerra santa; Verba do ano

DE ENCONTRO

Últimos capítulos
Na terça, ACM vai ser reunir com os membros da supercomissão do Sivam e os líderes no Senado para discutir o calendário de depoimentos. Ele quer votar o relatório final até o final do mês: "De fevereiro não passa."

Contra, ainda
ACM continua achando delicada a posição do Sivam no Senado, mas abre uma porta. "Até agora, não vi nada que me faça mudar de posição. O que também não significa que não posso mudar, desde que haja uma razão muito forte".

Na prática
Pefelistas comemoram a imagem de Maciel falando na TV, em nome de FHC, sobre a convocação extraordinária do Congresso. Acham que o presidente está, cada vez mais, transformando o vice em seu articulador político.

Por tabela
A contrapartida do fortalecimento de Maciel como articulador de FHC é sua missão no PFL. Na expressão que ele próprio gosta de usar, o vice deverá "ternurar" ACM -mesmo que seja agradando o filho, Luís Eduardo.

A base partidária do governo está se dividindo em pressões contrárias. Pefelistas não crêem em mudança ministerial, salvo casos isolados. Já o PPB fala em reforma, para ter dois ministérios.

Expulsória
Para o PFL, após a aprovação das reformas da Previdência e a administrativa, que exigem 60% dos votos, FHC não precisará mais de todos os grandes partidos. "Uma base muito grande é muito cara de carregar", lembram. A vítima seria o PPB de Maluf.

Obstáculo
A direção do PT está encontrando dificuldades para convencer deputados pertencentes à "Articulação" a bancar a candidatura de Sandra Starling para líder da bancada na Câmara.

Sempre aos domingos
O governo tem projeto no Congresso desobrigando que a cerimônia mensal de troca da bandeira que fica na praça dos Três Poderes ocorra sempre aos domingos. Tinha ministro reclamando de ter que passar um fim-de-semana em Brasília. Viagens liberadas.

Aplainando
FHC ligou ontem para o Maranhão. Falou com Sarney a pretexto da pauta da convocação do Congresso, que começa na segunda. É que também na segunda a cúpula do PMDB deve se reunir para rediscutir o apoio ao governo.

Palco
Embora saiba que é difícil ser atendido, Quércia vai cobrar de Paes de Andrade e outros caciques do PMDB a promessa de convocação do Conselho Político para discutir o rompimento com FHC.

Difícil
Avaliação de órgãos técnicos do Ministério das Comunicações: mesmo que o bispo Edir Macedo fosse condenado pela Justiça, seria muito lento e complicado um processo para cassar concessões de rádio e TV da Igreja Universal.

Roteiro
A próxima etapa da ONG ambulante de Lula ocorrerá em Santa Catarina e no Paraná. Falta apenas acertar as datas. A nova versão da caravana não tem animado o PT.

No colo
Cresce em São Paulo a aposta de que, na falta de candidatos fortes dos grandes partidos, Francisco Rossi (PDT) caminha para ser o candidato de fato das legendas de centro e direita na sucessão paulistana. Já no primeiro turno.

Esperança
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PDT), afirma que a Executiva de seu partido prometeu que não fechará questão contra a emenda que permite a reeleição. O PDT tem apenas 26 deputados.

Insatisfação
Malufistas que pretendem disputar a sucessão em São Paulo já receberam o sinal de que o chefe, na falta da reeleição, vai de Celso Pitta. Não gostaram, mas não pensam em desafiar o prefeito.

Guerra santa
O secretário Antônio Cabrera diz que os setores do PFL que querem tirá-lo do comando do partido em São Paulo terão que fazê-lo "no voto". Refere-se aos que acham que sua ligação com os evangélicos atrapalha o partido.

Verba do ano
As universidades estaduais paulistas informam que receberam, junto com a Fapesp, R$ 1,394 bi de repasse do governo estadual em 95. Para 96, a previsão do governo é de cerca de R$ 2 bi -proporcional à arrecadação de ICMS.

TIROTEIO
- Lula está mesmo fora da política fisiológica, da pasta cor-de-rosa e do Sivam. Ele está do lado em que sempre esteve, da ética e da política popular.

Próximo Texto: Último tango em Concórdia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.