São Paulo, sexta-feira, 5 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temperatura da Terra quebra recorde

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A temperatura média do planeta atingiu um nível recorde no ano passado, segundo resultados preliminares de estudos independentes dos EUA e do Reino Unido.
Os cientistas creditam o recorde ao efeito estufa, causado em boa parte pela queima de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão.
Gases liberados pela queima desses combustíveis formam uma espécie de capa na atmosfera, impedindo que raios solares refletidos pela Terra voltem ao espaço.
A consequência é um aquecimento das camadas atmosféricas próximas da Terra, como se formassem uma estufa de plantas.
O resultado das variações locais de temperatura ao longo de 95 deve fazer do ano o mais quente desde os primeiros registros em 1856, diz relatório do departamento meteorológico britânico analisado pela Universidade de East Anglia.
Os dados do Reino Unido foram baseados nas temperaturas marítimas e continentais de mil estações espalhadas pelo planeta.
Segundo os dados da universidade britânica, a temperatura média em 1995 foi de 14,84°C, cerca de 0,4 graus acima da média das temperaturas que foram registradas entre 1960 e 1990.
Segundo os especialistas, a Terra já se recuperou do resfriamento causado pela erupção do vulcão Pinatubo (Filipinas) em 1991.
Os números britânicos são parte de um dos dois conjuntos de dados de longo prazo sobre temperaturas mantidos no planeta.
O outro conjunto, da Nasa, mostra que 95 está ligeiramente à frente de 90 como ano mais quente desde 1866. Os números dos EUA registraram temperatura média de 14,8°C em 95.
Os resultados divulgados pelo Instituto de Estudos Espaciais da agência espacial dos EUA diferem dos britânicos porque foram baseados em diferentes combinações de temperaturas de superfície.
Segundo James Hansen, diretor do instituto dos EUA, temperaturas maiores devem ser registradas até o fim do século. Segundo ele, o aquecimento global é causado pela interferência humana.

Texto Anterior: Potiguaras invadem e cidade na Paraíba para vingar assassinato
Próximo Texto: Droga pode ajudar no combate à malária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.